LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Páginas: 10 (2303 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL


BEATRIZ MORAIS LAURINDO
RA: 8980149570
CRISLAINE MARQUES
RA: 8521930002
NATALIA GONÇALVES DE SOUSA SILVA
RA: 9904011198
VERONICA DEODATO DA SILVA
RA: 9362303735
Desafio Profissionalentregue como requisito para conclusão das disciplinas “Leitura e produção de textos, Tecnologias aplicadas à educação e Desenvolvimento pessoal e profissional”, sob orientação da Tutora Fabiana Kaladjian.







OSASCO-SP
2014

Introdução

O uso dos recursos tecnológicos, para a aprendizagem dos alunos cada vez se torna mais eficaz, já que o avanço das TIC’S traz várias formas deensinar e aprender. Com as tecnologias atuais, a escola pode transforma-se em um conjunto de espaços ricos de aprendizagens significativas, presenciais e digitais, que motivem os alunos a aprender ativamente, a serem proativos, a tomar iniciativas e a interagir.
Os jogos digitais estarão cada vez mais presentes como atividades essenciais de aprendizagem. São jogos colaborativos, individuais, decompetição, de estratégia, estimulantes e com etapas e habilidades bem definidas.
A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar as crianças à aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável, onde se brinca e aprende fazendo. É um espaço preparado para estimular a criança a brincar,possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.
Ao decorrer deste trabalho será possível ver como as tecnologias, veem ajudando cada vez o professor em sala de aula, além de trazer inúmeras maneiras de a criança aprender brincando.
Desenvolvimento
1.
Ambiente/SalaTemática: Brinquedoteca
Usuários: Crianças e adolescentes (03 a 12 anos)
Recursos Tecnológicos
Justificativa e estratégias de uso
Objetivos
Aplicação de tecnologias assistivas
Computador
Facilita a educação por sua interatividade. Aplicativos que favoreça a aprendizagem e a alfabetização, tais como: ABC Abelhinha.
Alfabetização
Teclado em braile/ Áudio
Projetor
Aprendizagem ligada diretamenteao mundo digital.
Trabalhar as competências e habilidades através das imagens e vídeos a cerca do tema que está sendo explorado.
Estimular a utilização de mais um sentido, audição e visão.
Áudio/Visual
Tapete interativo musical mágico
Desenvolvimento da coordenação motora através de cada número trabalha-se a coordenação motora e estimula a memorização e o raciocínio.
Trabalhar a coordenaçãomotora
Através do som, e das cores
Livro Mágico
Expandir o vocabulário infantil com diferentes atividades. Ajudar na descriminação e classificação das palavras.
Estimular a memória, raciocínio e desenvolvimento de linguagem.
Áudio



2.
Esperança com tecnologias para educação
Mesmo estando no século XXI onde a tecnologia se avança de maneira inimaginável, existem muitas populaçõesdesassistidas pelo Estado quando o assunto é educação. É ai que surgem as ONGs para suprir as necessidades da população com a ajuda e o interesse das iniciativas privadas.
Pensando em contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidas pela ONG Esperança, criamos o projeto “Esperança com Tecnologias para a Educação”. Este projeto visa criar um espaço mediador de aprendizagens queestimule e aperfeiçoe os aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais do aluno, e para tanto, a criação de uma “Brinquedoteca”, traria vasta contribuição ao projeto, que visa implementar o uso de recursos tecnológicos para uma educação inclusiva.
Agregando os recursos tecnológicos teríamos uma brinquedoteca transformadora, não composta apenas por livros e brinquedos, mas um espaço associado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!