Leitura e produção de texto

Páginas: 7 (1564 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
A leitura é a captação da ideia do autor, o sentido que o texto traz é conduzido conforme o interesse do mesmo, ao leitor destina-se o reconhecimento do que é exposto a produção.
Em outra persctiva o texto é construído pela interração entre autor-texto-leitor, nesta persctiva é considerado as intenções do autor e como são expostas em sua pluralidade, usando estratégias na composição para queocorra a interação entre ambos. O leitor faz parte da composição de sentido da produção, pois, consideram-se as próprias experiências vivenciadas, valores, conhecimento textual, críticas e comparações para obter a composição do sentido.
Segundo Sandra Vaz de Lima, no site www.artigonal.com concepção de Leitura –... É a capacidade de entender um texto escrito... (Adam e Starr/apud COLOMER,2002,p.29). É mais do que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio. É ser questionado pelo mundo e por si mesmo... (FOUCAMBERT, 1994, p. 05). A leitura é um processo importante como um processo contínuo, que precisa ser praticado para ser aprendido. Ler em si não é viver. Ler é conseguir o devido combustível de ideias para viver em sociedade... (SILVA apud NOVA ESCOLA, mar.2003, p. 49) A leitura é o meio que dispomos para adquirir informações e a desenvolver reflexões críticas sobre a realidade.(INFANTE, 1999, p. 69).
Estratégias de leitura segundo, Lucicleide Maria de Cantalice:- são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. (Duffy &cols., 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001) Duke e Pearson (2002) identificaram 6 tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento. Predição – implica em antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto utilizando o conhecimento já existente para facilitar a compreensão. Pensar em voz alta – é quando oleitor verbaliza seu pensamento enquanto lê. Estrutura do texto – auxilia os alunos a aprenderem a usar as características dos textos, como cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema, como um procedimento auxiliar para compreensão a recordação de um conteúdo lido. Representação visual do texto – auxilia leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das muitas palavras lidasquando formam uma imagem mental do conteúdo. Resumo – implica na seleção e destaque das informações mais relevantes do texto. Questionamento – auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite refletir sobre o mesmo.
Leitura e Produção dos Sentidos, por e Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Maria da Graça Bompastor Borges Dias : – Na produção de sentidos de textos, o leitordesempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Defende-se, ainda, que esta interpretação ocorre no momento da interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação. A busca pela inserção no mundo se faz a partir da confrontação de diferentes horizontes de significado. O indivíduo sente-se inserido àmedida que desvela e vivencia significados atribuídos ao mundo por ele mesmo e pelos outros (Silva, 1996). A leitura não pode ser entendida sem que se leve em consideração a participação do indivíduo enquanto possuidor de uma história individual e singular. História que faz diferença quando do seu encontro com o texto e que favorece o surgimento de inferência marcadas pela ativação de um contexto oqual alude a sua memória cognitiva. Na leitura, o sentido é construção de responsabilidade tanto do texto, que oferece as dicas e pistas para que o leitor o interprete, quanto o leitor, que aborda o texto no uso de suas bagagens sócio-historicamente constituídas que o permitem ler o texto.
Gêneros
São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!