Leitura e produção de texto

Páginas: 11 (2730 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.



Lucilene Araújo Vaz 3830687092
Yasmin G. da Silva 3827714195
Eliane Campos de S. F. 3830724185Maria do Carmo de O. P. 3870751459






Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação do professor-tutor a distância Camila Andriotti





Taguatinga D.F.
2012





A)Concepção de Leitura

A concepção de leitura varia conforme a visão do sujeito, de língua, de texto e de sentido. Ler é muito mais do que um ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio. Ler é construir significados, é traduzir ideias. O contexto uni o que está escrito com ideias armazenadas e surge novas ideiasescrita. A leitura é um fato importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como processo passivo, exige a descoberta a recriação, pois leitor além de partilhar e recriar referencias de mundo transforma-se num produto de conhecimento de acontecimento em função de sua compreensão e consciência critica .(Valentim 1999, p63).
A concepção de leitura é uma atividade de produção desentido onde a leitura é vista de diferentes modos. A leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita e adquire conhecimento.




B) Estratégias de Leitura

Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter, avaliar eutilizar informações. Se fizermos uma analise da própria leitura vamos constatar que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza para ler. A leitura fluente envolve uma série de outras estratégias, isto é, de recursos para construir significados, sem elas não é possível alcançar rapidez e proficiência. Qualquer ato de leitura tem algum objetivo. Para despertar no leitor o prazer e apratica da leitura, o pedagogo pode utilizar de varias estratégias existentes para esse ato. Cada um absorve o que lê e ouve de uma maneira diferente.




C) Leitura e Produção de Sentidos

Ler não significa identificar as palavras, mas faze-lo ter sentido, compreender, interpretar,relacionar e reter o que for relevante. A leitura não é uma atividade receptiva é um processo no qual o leitor desempenha o papel ativo trazendo o desenvolvimento de estratégia e habilidade de leitura. É necessário proporcionar ao aluno atividades que possibilitam torna-los ciente do seu papel ativo na leitura e construção de sentidos. A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcasgráficas do texto, mas pelo que estas marcas tem a dizer. Na produção de sentidos de textos o leitor desempenha pelo papel ativo. Para dar sentido ao que lê, o autor precisa processar, criticar e avaliar a informação. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de tudo que sabe sobre a linguagem e sobre o autor.





Definição de Gênero Textuale os elementos que caracterizam um gênero.

Se refere a diferentes formas de expressão textual nos estudos de literaturas, temos, por exemplo, poesias, crônicas, contos, e outros. Para a linguística os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua literária ou não literária.
Gêneros textuais são formas da qual utilizamos a língua e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!