Leitura e Produção de TEXTO

Páginas: 9 (2090 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP


Nome Gracilene Azevedo Botelho Martins RA: 419141
Nome Jhulliane Joice Vieira Araújo RA: 415922
Nome Maria do Rosário Furtado Santos RA: 411059
Nome Lusilene Fonseca Gomes RA: 408858
Nome Michelle Soares Aciole RA: 417606
Nome Francisca Fábia Pereira de Sousa RA: 425213ATPS – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO




















São Paulo/SP
2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP


















ATPS – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social I° semestre, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de nota da disciplina Leitura e Produção deTexto, com o Prof. Dr. Luiz A. Wagner.


















São Paulo/SP
2013

1. REFLEXÕES: LEITURA NA ESCOLA: LIVRO, BIBLIOTECA, BIBLIOTECA DE CLASSE.

Esse texto é uma analise da importância da leitura desde o inicio da formação escolar, apresentando previamente a diversidade de modos que o ensino da leitura ao longo do tempo e nas circunstâncias que permitiram o seusurgimento das Bibliotecas de Classe.
Nos dias atuais vivemos um momento que o ato de ler se tornou uma atividade esquecida na sala de aula, onde a maior dificuldade do professor é dinamizar esse processo para que o aluno tenha prazer e como desenvolver o gosto pela leitura, com a utilização do uso de recursos didáticos.
Para isso a aula de Biblioteca de Classe, destinada ao ensino da leitura, é umincentivo motriz no espaço/ tempo para que os alunos pratiquem a atividade de ler e valorizem a sua importância.
O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância, ler faz parte da formação de cada individuo. A leitura nos proporciona descoberta de diferentes hábitos e cultura. Amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário. Através da leitura é possível viajar e conhecer muitos lugares.De acordo com Lilian Lopes, a leitura seja uma atividade tão universalmente reconhecida e compartilhada a ponto de a considerarmos um bem já natural e um valor absoluto, ela não é e não pode ser tomada como uma prática sempre igual para todos, em todos os tempos e lugares.
Sendo assim, ler é aprender, ao longo da historia da humanidade a leitura é uma atividade universal e de relevância parao processo de ensino aprendizagem, quem ler bem consegue escrever melhor, desenvolve o raciocínio lógico e aperfeiçoa o senso critico.
Durante décadas os incentivos da leitura nas escolas eram totalmente fragilizados, houve momentos que eram ligados aos ensinamentos morais e cívicos, na memorização, num excessivo verbalismo e a prática mais usual e legítima no que diz respeito ao ensino daleitura era a leitura em voz alta, uma prática temida, que se fazia acompanhar de proibições e censuras.
Somente a partir de 1920, com a Escola Nova, o uso de livros didáticos alavancou o uso da leitura, com uma educação apoiada em métodos mais ativos, onde o aluno tem maior participação no processo de ensino, com uma escola menos autoritária e uniformalizadora. Uma educação que se quer menoslivresca, no



sentido de considerar o livro como centro exclusivo do ensino. Uma nova forma de ver a educação, onde o livro é um instrumento de consulta, pesquisa, e também recreação, sendo assim é o maior exemplo de Biblioteca Escolar.
Nos anos 50 e 70, a literatura infantil ganha destaque, surgindo assim grandes editoras e escritores para crianças e adolescentes, com uma leitura dinâmica ediversificada para cada idade. A escola começa a trabalhar além dos livros obrigatórios e se utiliza de gêneros não escolares, aqueles que circulam socialmente como, por exemplo, o jornal, a revista, os quadrinhos, dentre uma ampla e variada gama de textos que vão desde bulas de remédios, folhetos de propaganda, até embalagens de produtos comerciais. Com o objetivo de valorização do uso, função e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!