Leitura e Produção de Texto

Páginas: 27 (6625 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.



GABRIELA DOS REIS DE SOUSA RA: 6946454665
KERLEY DE OLIVEIRA AFONSO RA: 6728283649
MARCELA PERPÉTUA GRAVA RA: 6787353848
NIVEA FERNANDES SANTORO RA: 7117496616




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue comorequisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barramansa.





SÃO PAULO
2013




CONCEPÇÃO DE LEITURA

Leitura é a construção decorrente da interação emissor/receptor, é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seuconhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc.. Existem diferentes modos que definirão uma concepção de leitura, variando conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido:

FOCO NO AUTOR
O texto é visto como um produto do pensamento do autor. A leitura é entendida como uma atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta asexperiências e os conhecimentos do leitor.
Concepção de língua como representação do pensamento – sujeito dono de sua vontade.
É aquela leitura em que a concepção de língua é a representação do pensamento. O sujeito é um ser psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. É como um ego que constrói uma representação mental. O leitor tem que captar o sentido que o autor pretende informar,o leitor é passivo e o sentido está totalmente centrado no autor. A leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

FOCO NO TEXTO
O texto é produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor, bastando a este o conhecimento do código utilizado, reconhecimento do sentido das palavras eestruturas do texto.
Concepção de língua como estrutura – sujeito determinado pelo sistema.
É aquela leitura que leva em conta o sistema estrutural da língua como sistema, código. O leitor tem que identificar, reconhecer, decodificar os sentidos do texto. O conhecimento do leitor não é levado em conta. É apenas um processo de codificação do autor e decodificação do leitor.

FOCO NA INTERAÇÃOAUTOR-TEXTO-LEITOR
O sentido do texto é construído na interação texto-sujeito e não em algo que preexista a essa interação. A leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, trata-se de uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Leitura em que há uma concepção interacional da língua. Neste caso para haver uma concepçãode sentido devem-se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, os conhecimentos construídos socialmente.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Para ter o leitor enquanto construtor de sentido utilizam-se estratégias tais como: seleção, antecipação, inferência (dedução) e verificação.
Ao selecionarmos um texto para a leitura, fazemos antecipações de acordo com o texto, meio de veiculação,gênero textual, título, distribuição e configuração de informações no texto. Levantamos várias hipóteses que podem ser confirmadas ou rejeitadas, que serão reformuladas ou substituídas diversas vezes no decorrer da leitura, de acordo com nossos conhecimentos arquivados na memória. Deve-se também levar em conta os objetivos da leitura, se é para nos manter informados, por prazer, trabalhosescolares, etc. O tempo dedicado à leitura também deve-se levar em conta.
Desse leitor espera-se que processe, critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou rechace, que dê sentido e significado ao que lê. (CF. Solé, 2003:21)
A atividade de leitores ativos em interação com o autor e com o texto começa com antecipações e hipóteses elaboradas com base em nossos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!