LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Páginas: 17 (4182 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – INDAIATUBA




SERVIÇO SOCIAL





ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO







Luzia Márcia- R.A- 6916403810 alessandroelorena@yahoo.com.br
Vladimir de Carvalho R.A-7124527680vladimirbensen@hotmail.com
Roseane dos Santos RA- 6580325228 romissionaria1@gmail.com
Fabíola Maria RA- 6749359531 fabi.m.oliveira@hotmail.com
Edna de Fátima RA- 6504270356 edna.brosler@aedu.com
Roberta da Silva RA- 6748356159 roberta3210@hotmail.com
Sonia Maria RA-6375217105 sonia-2802@hotmail.com




PROFESSOR: LUIZ ROBERTO WAGNERINDAIATUBA, 12/06/2013
DESAFIO

Esta atividade foi proposta pela coordenação pedagógica e tem o foco de reflexão e compressão apontado por vários teóricos na literatura. Para isto, foram realizadas diversas pesquisas: concepção e estratégia de leitura, leitura e produção de sentidos, gêneros textuais, tipos de textos, coerência textual e elementos coesivos, além de uma consulta a novanorma ortográfica.

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

A concepção de leitura é a importância que se dá, ao hábito de se ler em todas as fazes de nossas vidas, para adquirir conhecimento. O papel da escola é formar bons leitores ou leitores competentes; a língua como representação do pensamento, do código e da estrutura. O texto é visto como um simples produto de codificação e decodificação,autor texto leitor. A leitura é uma atividade que se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Tais hipóteses podem ser confirmadas, rejeitas ou reformuladas, à medida que o texto vai sendo lido. Inferência são deduções feitas durante a leitura. E a verificação é a constatação ou não, das hipóteses levantadas.
As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas peloleitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que, nem todos assimilam o conhecimento da mesma forma.
Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativo, monótonos ou difíceis.
Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar ideias econcatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou... Othon Garcia

ETAPA 1
PASSO 1

CONCEPÇÃO DA LEITURA

Ler é construir significados, traduzir ideias. A leitura é um processo mediante ao qual se compreende a linguagem escrita, adquire conhecimentos. A concepção da leitura e uma atividade de produção desentido, onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, texto e de sentido. E muito importante à leitura em nossas vidas, a necessidade de cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovem, com o auxilio da escola na formação de leitores competentes. Na discussão destacam-se questões com: o que é ler?Como ler? Evidentemente, as perguntas poderão serrespondidas de diferentes modos, uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote. Quando o foco é o autor representa o pensamento, onde o autor constrói uma passagem, uma historia, onde ele é o dono de sua vontade e suas ações, cabe ao leitor o reconhecimento das intenções do autor e no seu ego constrói uma representação mental e deseja queesta seja absorvida pelo leitor da maneira como foi mentalizada. Neste caso a leitura é estendida como atividade de captação das ideias do autor, não importando o conhecimento e experiências do leitor. Quando o leitor foca no texto cabe-lhe o reconhecimento dos sentidos das palavras estruturadas do texto de qualquer modo cabe ao leitor reconhecer a produção de texto tanto na concepção, foco no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!