leitura e produção de texto-uniderp

Páginas: 10 (2286 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013




Faculdade de Negócios de Belo Horizonte
Pedagogia
Leitura e Produção de Textos



Luiz Roberto Wagner
Belo Horizonte/2013









Biblioteca Escolar


Quando falamos de biblioteca a primeira idéia que vem a cabeça é de livro e leitura. A biblioteca escolar é um setor dentro de qualquer instituição de ensino fundamental e médio, que dedica cuidados especiais acrianças e adolescentes com meios educativos.
A escola antiga era assim: não dispunha de biblioteca, ou quando a possuía era mais para servir de consulta somente aos professores e não para uso dos alunos. Hoje em dia temos o privilegio de vários tipos de biblioteca como: escolar; pública e universitária. Portanto. Cabe ao docente ensinar aos usuários de biblioteca o desejo de conhecer o que há noslivros. Pois as crianças e jovens devem sentir-se conduzidos pela leitura. Neste sentido, devemos fazer parte de projetos mais amplos da sociedade, a fim de obterem a necessária integração com a comunidade escolar, de modo a conduzir o trabalho da leitura na escola.
Concordamos que não basta que a biblioteca escolar execute somente as tarefas técnicas da informação, é necessário que ela exerçainfluência ativa e dinâmica no ambiente escolar, preocupando-se com a origem e necessidades dos usuários, com a democratização do seu espaço. Isto tudo se primeiro, o docente se conhecer enquanto sujeito leitor e souber dimensionar suas práticas de leitura, especialmente a literária. Sendo assim, o seu repertório de leituras, sua capacidade de análise crítica dos textos e suas escolhas adequadas à idéia eaos interesses de seus alunos já representarão um sólido e definitivo ponto de partida.
Fica claro, a partir do exposto, que o papel da biblioteca escolar é fundamental para a formação do cidadão crítico, consciente e autônomo.








Gêneros Textuais
Gêneros textuais ou discursivos presentes na revista Istoé, publicada em 20 de Junho de 2012.
Gênero textual são estruturassocialmente reconhecidas com características próprias, com que se compõe um texto. Procuram atingir intenções comunicativas podem ser de qualquer natureza literária ou não: vão desde uma receita culinária até um romance.
Podemos encontrar em revistas como Veja Istoé e outras, diferentes gêneros textuais, por exemplo:

A Veja é uma revista semanal publicada pela Editora Abril. É a revista de maiorcirculação no Brasil e quarta maior revista semanal do mundo.
Aborda temas a respeito do cotidiano da sociedade brasileira e, por vezes, mundial, como política, economia, cultura, comportamentos e guerras, bem como conflitos e negociações diplomáticas. Seus textos são elaborados em sua maior parte por jornalistas, porém, nem todas suas seções são assinadas. Dentre alguns assuntos abordados estão:Artigo-(texto dissertativo) discute um assunto atual e, geralmente, dá a opinião sobre ele.

Crônica-(texto narrativo) Tem caráter reflexivo tema do cotidiano, texto curto e geralmente há humor ou ironia.

Notícia-(texto narrativo) Função informativa. Passagem de um acontecimento específico, fato ocorrido.

Propaganda ou anúncio publicitário-(texto livre) objetivo anunciar e vender produto,frases atraentes.

Carta ao Leitor-(texto dissertativo) Expressa opinião do leitor (favoráveis ou não). Contém linguagem formal ou informal.

 A escola sobre a influência da televisão                                                                     
           É impossível conter os avanços da tecnologia que já adquirimos. A televisão constitui uma forma de companhia, diversão, informaçãoe formação. Com isso, influenciou pessoalmente à educação. Para os radicais a televisão é uma vilã, já para a maioria se tornou um escape. Há pessoas que delegam a tal todos os problemas de violência urbana. Os crimes, o consumismo, o desrespeito e outros problemas vividos no dia a dia da sociedade. Para essas pessoas, é através de programas violentos, preconceituosos e intolerantes que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura E Producao De Texto Anhanguera UNIDERP
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Leitura e Produção de Texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!