Leitura e produção de texoto

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
Leitura e Produção de texto

Tendo observado que a leitura e a escrita são atividades de comunicação e são utilizadas com funções diferenciadas também da oralidade essas situações é parte da cultura. Ao mesmo tempo em que a constroem historicamente em nossa sala de aula o uso de funções da escrita devem ser ensinadas, discutidas e criticadas também a partir da observação do meio em quevivemos. Quando lemos e interpretamos um texto utilizamos conhecimentos construídos anteriormente a fim de construirmos algo novo. Assim esses conhecimentos antigos devem ser observados e trabalhados em sala pelos professores, pois podem ser utilizados para gerar novos aprendizados. Precisamos atentar para algumas questões importantes e muitas vezes pouco enfatizadas, no tocante a nossos objetivosda leitura. E que sublinhados a importância da causa dos objetivos, deixamos de lembrar o fato de que nem sempre a leitura ocorre em situações tão bem delimitadas em que o leitor deseja ler e até procurar os materiais adequados para realizar seus objetivos bem definidos de leitura. Às vezes o texto aparece diante de nós independentemente de estarmos procurando, que é o caso dos cartazes, anúnciosem jornais, revistas e filipetas entregues em avenidas. Lembramos ainda que nem sempre na escola a literatura chega aos alunos pela via do prazer, em virtude ao trabalho autoritário marcado, não só na escolha do titulo, como nas atividades importantes da leitura. Por fim queremos lembrar que uma leitura menos atenta pode trazer enganos a partir de nossos objetivos. É claro que para todos nós osobjetivos de uma leitura é obter informações gerais, informações precisas, determinado tópico e comparar dados ou posições.

Esses objetivos não são únicos, nem são sempre muito distintos. Às vezes, se superpõem.

Estratégia de leitura: Uma leitura sem compreensão não é leitura. Ler sem compreender é parar na etapa da decodificação do sinal gráfico. Para que uma leitura seja eficientee precisa que haja interação entre leitor o texto lido um atuando sobre o outro, porque ler é atribuir significados é construir um significado para o texto lido. Quando fazemos isso estamos construindo e ampliando nossa leitura no mundo. Sobre escrever suponhamos antes de tudo saber ler e escrever, o pensamento é expresso por palavras que são significadas na escrita que por sua vez é interpretadapela leitura, como vimos que ler, escrever, pensar estão inteiramente relacionadas, já que grande parte do conhecimento nos apresenta em linguagem escrita. É lendo que chegamos ao conhecimento de outros ramos do saber. A leitura não só nos aproxima do mecanismo.

A leitura e a escrita são atividades de comunicação e são utilizadas com funções diferenciadas também da oralidade essassituações é parte da cultura. Ao mesmo tempo em que a constroem historicamente em nossa sala de aula o uso de funções da escrita devem ser ensinadas, discutidas e criticadas também a partir da observação do meio em que vivemos. Quando lemos e interpretamos um texto utilizamos conhecimentos construídos anteriormente a fim de construirmos algo novo. Assim esses conhecimentos antigos devem ser observados etrabalhados em sala pelos professores, pois podem ser utilizados para gerar novos aprendizados.

Precisamos atentar para algumas questões importantes e muitas vezes pouco enfatizadas, no tocante a nossos objetivos da leitura. E que sublinhados a importância da causa dos objetivos,deixamos de lembrar o fato de que nem sempre a leitura ocorre em situações tão bem delimitadas em que oleitor deseja ler e até procurar o materiais adequados para realizar seus objetivos bem definidos de leitura.

Gêneros textuais

a) Revista Época

Graziella e os gêmeos abandonados na UTI da maternidade Leonor Mendes de Barros. A equipe suspeita que seja mais um caso de crack durante a gestação.
Cerca de 600 bebês nascem todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • leitura e produção
  • leitura e produção
  • Leitura e produção
  • LEitura e produçao
  • Leitura e produçao
  • leitura e produção
  • Leitura e produção
  • Leitura e producao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!