Leitura e produção de sentidos

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A concepção de leitura compreende: o foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor; o foco no texto, sendo elevalorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor, cabendo a ele o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto; o foco no leitor quando o leitor é o foco central daleitura; o foco na interação autor-texto-leitor em que os sujeitos se constroem e são construídos no texto, através de uma interação.
É o entendimento do leitor, onde ele realiza o trabalho decompreensão e interpretação do texto a partir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo que se sabe pela linguagem... A concepção de um texto não está na soma designificados de palavras que o compõem, e sim na leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar, captando significados que não aparecem diretamente no texto. A leitura é uma atividade queexige do leitor o foco no sentido das palavras e estruturas do texto.
Pode se dizer que concepção de leitura é o processo de interação entre autor-texto-leitor.

“A estratégia de leitura
Permiteao leitor, interpretar e compreender os textos escritos, de forma competente. Para isso é fundamental utilizarmos estratégias de seleção, onde o leitor se atenta aos índices úteis; estratégias deantecipação, na qual o leitor deduz fatos que ainda estão por vir, com base em informações explícitas e em suposições; estratégia de inferência, onde o leitor é levado a captar o que não está escrito notexto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio do leitor; e finalmente estratégia de verificação onde o leitor, confirma ou não as especulações realizadas”Leitura e Produção de Sentido.
Compreende se que leitura e produção de sentido é a compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto escrito, uma imagem ou propaganda e é através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • leitura e produção de sentidos
  • Leitura e a produção de sentidos
  • Leitura e produção de sentido
  • Leitura e produção de sentido
  • Leitura e produção de sentidos
  • Leitura e a produção de sentido
  • Leitura e produção de sentidos
  • Leitura e produçao de sentidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!