LEITURA E ESCRITA

Páginas: 10 (2347 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
FACULDADE LUTERANA DE RIO BRANCO
CENTRO DE ENSINO PEDAGOGICO
Projeto interdisciplinar










LEITURA E ESCRITA








RIO BRANCO
2011
LEITURA E ESCRITA
1.1 – Breve histórico sobre a escrita.

A escrita é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da humanidade, pois assim como a leitura a escrita é o meio pelo qual temos como nos comunicarmos e nosinformarmos sobre o que ocorre ao nosso redor.
Desde a antiguidade a escrita se fez presente na história da humanidade, embora fosse representado através de desenhos deixados em pedras e cavernas cada desenho tinha o seu significado dentro de uma determinada ordem, foi o meio que as antigas civilizações criaram para se comunicar deixando impressos nas paredes das cavernas ou em enormes pedras seusregistros daquela época. Essa tentativa de deixar registrada a passagem da humanidade por diferentes povos, em diferentes épocas acabaram por descobrir a escrita do modo deles. Porém esses desenhos primitivos não representavam com clareza a mensagem que o povo daquela época queria transmitir.
A escrita surgiu da necessidade que os homens têm de se comunicar entre si, através de um sistema pictográficoque não apresentava nenhuma relação com a língua falada, ou seja, não havia nenhuma relação com a leitura.
A história da escrita pode ser mencionada em três fases: a pictórica, a ideográfica e a alfabética.
Fase pictórica: Na fase pictórica a escrita era representada através de desenhos, ou melhor, dizendo por pictogramas que são imagens ou desenhos que não se associavam ou não se associam asons, são representações simples de objetos reais e um exemplo bem recente e atual de escritas pictográficas são os desenhos das historinhas em quadrinhos. Elas expressam bem, apesar de não haver fonemas, o que o autor quer dizer, pois esse sistema de escrita expressa apenas as ideias visuais.
Fase ideográfica: Essa fase da escrita também foi marcada pela presença de desenhos, porém esses desenhoseram especiais e eram chamados de ideogramas. Os ideogramas foram aos poucos ao longo do tempo sofrendo modificações, os desenhos foram perdendo seus tracejo marcantes abrindo espaço para outro tipo de escrita, uma escrita mais simples, mais fácil de decodificar. Um exemplo dessas modificações são as letras de nosso alfabeto que evoluíram, sendo que as escritas ideográficas mais importantes nahistória da escrita são as das civilizações da Mesopotâmia, a egípcia, a chinesa e os escritos da região do Mar Egeu. Pode-se citar como exemplos de ideogramas são as placas de sinais de trânsitos ou logotipos de empresas que em geral são bem mais compreensíveis comparados com alguns outros sistemas de escritas.
Fase alfabética: Marcante pelo uso das letras, a fase alfabética teve origem a partirdos ideogramas que perderam seu valor ideográfico, assumindo assim uma nova função da escrita a representação fonográfica. Na representação fonográfica as ideias são representadas graficamente por sinais (letras) onde reproduzem os sons de vocábulos na língua falada.
Os povos fenícios foram os primeiros a criarem um silabário e posteriormente os gregos copiaram esse silabário para criar a base desua escrita. Enfim, os gregos adotaram como norma de escrita a colocação de uma vogal depois de uma consoante passando assim dessa maneira da escrita silábica para a escrita alfabética, dessa forma, através das combinações entre consoantes e vogais a escrita alfabética passou a ter m número menor de caracteres, possibilitando assim um numero maior de combinações de caracteres gráficos entreconsoantes e vogais.
Nesse contexto, os romanos adotaram a escrita grega onde os romanos fizeram algumas adaptações e variações criando-se assim o sistema greco-latino dando origem ao nosso alfabeto.

1.2- Breve histórico da leitura.

Com a descoberta da escrita o homem conseguiu decodificar as letras e em consequência desta descoberta descobriu-se a linguagem oral, que através da leitura das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • leitura e escrita
  • leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!