Leitura no ciberespaço: uma nova modalidade de aquisição de informações

Páginas: 19 (4542 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
NIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão, e Ciência da Informação
Os desafios do profissional da informação frente às tecnologias e suportes informacionais do século XXI: lugares de memória para a biblioteconomia
18 a 24 de julho de 2010

LEITURA NO CIBERESPAÇO: uma novamodalidade de aquisição de informações[1]
Daniele Lima*
Dayane Bruna Ferreira**
Denizete Lima de Mesquita***
Joselea Abreu****
Jose Lya Soares*****

Resumo: A não linearidade e não hierarquização do hipertexto permite um acesso ilimitado e instantâneo a outros textos. O estudo objetiva analisar como ocorre o processo de leitura por meio da web, bem como as principais implicações na mudança decomportamento dos usuários desta nova modalidade de leitura. O embasamento teórico metodológico ocorre por meio de pesquisa bibliográfica de autores que versam a temática abordada, sendo assim, compreende-se que a utilização da leitura hipertextual propicia novas formas de ler, escrever e consequentemente de pensar e agir. Estas novas tecnologias favorecem outras maneiras de acesso à informação epermitem que o conhecimento possa ser partilhado entre um grande número de indivíduos, complementando o potencial de inteligência coletiva dos grupos humanos.

Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Web. Ciberespaço

INTRODUÇÃO

O meio que conduz e norteará este estudo é a leitura em formato eletrônico e as principais implicações na mudança de comportamento dos usuários dessa nova modalidadede leitura. Para a execução da pesquisa, inicialmente procurou-se na literatura corrente uma definição para a leitura no meio eletrônico. Advinda através do surgimento e propagação da internet, tem como principal característica a não hierarquização e não linearidade. Diante do exposto pode-se dizer que a leitura hipertextual propicia aos seus utilizadores decidir os caminhos a serem percorridosdurante o processo de leitura.
Procurou-se apresentar de forma abrangente uma visão geral sobre as definições acerca do tema e das ferramentas as quais são indispensáveis para a compreensão e prática da leitura na web. Partindo das conceituações acerca da temática, busca-se explanar um pouco mais sobre a grande rede mundial e como os usuários a utilizam na busca de informações no cotidiano;os caminhos que estão sendo trilhados para a criação da “biblioteca do futuro” e o funcionamento desta; como a leitura está sendo praticada em consonância com as novas tecnologias e as diferenças e semelhanças entre texto e hipertexto, bem como a relação hipertexto e cognição e o percurso percorrido para a construção deste caminho.
Com esta pesquisa, almeja-se levantar a hipótese de como aleitura hipertextual propicia aos seus utilizadores novas formas de ler, escrever, pensar e agir, tendo em vista que essa leitura possui características similares ao pensamento humano.
É fato que as tecnologias tendem a evoluírem e buscam sempre facilitar a execução de tarefas e atividades do nosso cotidiano, sejam elas de trabalho e/ou de lazer. A internet, ganha a cada dia novos adeptos,novas utilidades e novas ferramentas, a chamada “inteligência artificial” procura está cada vez mais próxima da “inteligência humana”, fazendo com que os usuários do ciberespaço estejam cada vez mais inteirados com estas evoluções.
Não há mais como limitar a falar de leitura apenas no modo tradicional, pois o processo de aquisição de informações está cada vez mais complexo diante da gama deitens disponíveis para consulta, ou seja, precisa-se de fato buscar recursos que facilitam este processo, pois, ambos os modos continuaram em uso.
Não se almeja aqui esclarecer sobre todos os recursos disponíveis para a aquisição de informações, tampouco, aprofundar demasiadamente sobre esta temática, busca-se de fato compreender como ocorre o processo de leitura através do ciberespaço,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEITURA NO CIBERESPAÇO: uma nova modalidade de aquisição de informações
  • ALFABETIZAÇÃO: A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
  • A Nova Modalidade de Cinema
  • PREGÃO: NOVA MODALIDADE DE LICITAÇÃO
  • Aquisição de leitura e escrita
  • Pregão
  • NOVAS MODALIDADES DE SEGUROS
  • DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!