Leitura Modernidade Liquida Bianca de Araujo 4semestre

359 palavras 2 páginas
Atividades Complementares
Bacharelado em Design - Linhas de Formação específica em:

Design Gráfico (DG)

Nome do aluno: Bianca de Araujo Gomes
Curso e semestre: Design Gráfico
Descrição da atividade: Leitura - Modernidade Liquida. BAUMAN, Zygmunt.
Horas-atividade: 9 horas

Bauman levanta uma questão sobre o conceito de liberdade, quando questiona se a mesma seria uma benção ou maldição, ou seja, uma benção no sentido que o individuo pode agir conforme os seus pensamentos e desejos, mas na contramão fala de uma maldição, já que recai sobre ele a responsabilidade por seus atos e ações. Que questiona e reflete sobre as ações e porquês das coisas e a ação do individuo sobre a sociedade e viceversa.
A humanidade sempre precisou do espetáculo, da imagem, do mito – que é o imaginário socialmente construído na forma narrativa. Bauman vai contra esses dizeres e apoia que o “objetivo da teoria da critica era a defesa da autonomia, da liberdade de escolha e da autoafirmação humanas, do direito de ser e permanecer diferente”. Em outras palavras, a forma de trata à critica onde o individuo vai e vem em liberdade e esta aberto aos questionamentos e reflexões, ele flui pela sociedade, tempo e espaço, pode reclamar ao sentir-se prejudicado, reivindicar direitos, porém é também responsabilizado pelas ações e reações decorrentes de seus atos.
Outro ponto de debate no livro Modernidade Liquida é sobre distinção entre o individuo de jure e o de facto. Para o primeiro significa não ter ninguém para culpar sobre os seus fracassos e desilusões a não ser a si mesmo, enquanto que o individuo de facto é o que ganha controle sobre seus destinos e toma as decisões que assim deseja. Entretanto, para que seja de facto é

necessário que seja um cidadão. O espaço privado está colonizando o espaço público, onde o individuo de facto age e interage com o todo ao seu redor.
A visão do capitalismo de Bauman é mais negativa, porém, cabe ao individuo descobrir e potencializar suas capacidades

Relacionados