Leitura_Habilidades e Estratégias

673 palavras 3 páginas
CAPÍTULO 1 – LEITURA: HABILIDADES E ESTRATÉGIAS

1.

O que é um bom leitor?

Uma

resposta

acertada

seria:

“aquele

que

obtém

a

máxima

compreensão com o mínimo de mal-entendidos”. Outro critério para a mensuração de boa leitura pode também verificar se o leitor é capaz de expressar o conteúdo do texto lido em forma de resumo, por exemplo.

2.

O processo de leitura em língua estrangeira é diferente do processo de leitura em língua materna?

Antes da resposta, vale a pena analisar a natureza dessa habilidade e do processo nela envolvido. Sem dúvida, o processo de entendimento da leitura envolve muito mais do que a linguagem propriamente dita. Mesmo na língua materna, muitos alunos podem ter um desempenho bem aquém do esperado. Uma das razões para essa falha está na falta de estratégia de leitura. Assim a compreensão do texto pode ser influenciada por fatores que refletem a relação do leitor e/ou autor com o texto tais como: a)

Algumas pessoas se concentram em pontos específicos do texto a tal ponto que não conseguem captar a mensagem do texto como um todo. Sem dúvida, é importante saber o que cada palavra significa, mas somente isso não garante que houve entendimento, o leitor também precisa perceber como as partes se relacionam entre si.

b)

Em contrapartida, há aqueles que focalizam o sentido global do texto sem perceber um detalhe significativo que pode afetar decisivamente a compreensão textual. Por exemplo, se o leitor não perceber que uma conjunção adversativa
(mas) ao invés de uma aditiva (e) foi usada, ou que o tom das

sentenças

era

de

sugestão

e

não

de

possibilidade,

pode

haver dificuldade no entendimento textual.
c)

Outras pessoas tendem a inferir demais por saberem muito do assunto ou mesmo por terem opinião firme sobre ele. Tais julgamentos interferem na interpretação textual, que passa a ser resultado condicionado de sua experiência e ideias. No

Relacionados