Leitura fílmica: lavoura arcaica e as teorias apolínia e dionisíaca do filosofo friedrich nietzsche

Páginas: 7 (1661 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
(CAMPUS CAMAÇARI)





LEITURA FÍLMICA:
Lavoura Arcaica e as teorias Apolínia e Dionisíaca do filosofo Friedrich Nietzsche




Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, solicitado pela professora Liamar Francisco, elaborado pelo aluno John Wilker do curso de eletrotécnica, turma 88132.




Camaçari – BA
Novembro/2011

Lavoura Arcaica e as teorias Apolínia e Dionisíacado filósofo
Friedrich Nietzsche
O filme é uma adaptação do livro “Lavoura Arcaica” do autor Raduan Nassar. O enredo do filme se passa em uma fazenda no interior, contando a história de uma família de imigrantes libaneses bastante restritos. O foco central da trama é o personagem André, sombrio e amargurado, epiléptico, a ovelha negra da família.
André foi criado em uma família que conservavacostumes, tradições agrárias e patriarcais, passadas por seu pai Iohána, devido o mesmo ser o chefe de modelo da família. O adolescente foge de casa para um vilarejo na cidade, buscando encontrar uma vida diferente da que vivia com seus pais. Além desse desejo por uma nova vida, sua fuga também pode ser entendida devido ao grande amor que o mesmo sentia pela irmã Ana, amor esse que seriaimpossível de ser aceito por seu pai.
Pedro, o irmão mais velho tem a missão de encontrar André, e o convencer de voltar para casa na fazenda. Querendo ou não, seus pais sentiam muito com sua ausência, principalmente sua mãe. Alegavam que a casa nunca mais fora feliz como com a sua presença e que sua volta traria novamente a paz que ali se tinha. Sua mãe a esperava, com toda ansiedade, sofria bastante semo filho por perto.
Ao encontrar André, Pedro cria uma linha de diálogo com ele. No filme fica bastante claro uma cronologia incerta sobre a sequência dos fatos. Enquanto Pedro conta os acontecimentos ocorridos na fazenda sem a presença do irmão, André acaba confessando histórias nunca antes expostas pra ninguém. Ele chega a falar bastante de princípios familiares, defendia a tese de que nãodeveria esperar-se tanto, em certos momentos há única saída era agir, e com pressa. O filme se passa no presente e passado ao mesmo tempo, pois enquanto André conversa com o irmão, relembrando bastante dos acontecimentos na fazenda, vai sendo passada cenas que confirmam tais afirmações. André chega a revelar ao irmão o que o motivou a fugir de casa, confessando o amor que sentia por Ana, que ela quemfoi o motivo de todo seus desejos e loucuras. Nos trechos que se passavam foi permitido ver que na fazenda sempre havia festas comemorativas, onde tinham valores simbólicos, tradicional, um teor folclórico onde Ana se destacava com sua dança representativa e ingênua. Diante de todas essas conversas, o que mais interessava ao irmão André não falou que era sobre sua volta a fazenda.
Na fazendatodos sentiam pela falta que André fazia, suas irmãs Rosa, Zuleika e Huda, a mando de seus pais rezavam muito para sua volta.
Diante de muitas conversas, o irmão resolve voltar pra casa dos pais. André chega meio conturbado, com ideias estranhas. Pedro chega a confessar a seu pai que André estava doente. Os pensamentos de André eram diferentes do de seus pais, o que o faziam não entender o filho. Oque mais intrigava André era a situação em que se encontrava o amor por sua irmã sem ter nenhuma solução.
No filme ele chega a ter uma conversa séria com seu pai, coisa que nunca havia acontecido antes. Um verdadeiro desabafo, contando sobre seu estado, que estava muito exausto, humilde, que entendia feito ninguém a solidão e a miséria, que a realidade não era a mesma para a todos, descordandomuito de seu pai, chega a confessar a seu pai que a convivência entre os dois nunca foi fácil, seu pai chega a dizer que o filho estava perturbado que não conseguia entender o que ele estava querendo dizer, mandando seu filho ser simples, humilde, que fosse calmo como deve ser um homem, que não era sua palavra arrogante que destruiria milênios construídos na família, que ninguém iria modifica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Visao Dionisiaca Do Mundo Friedrich Nietzsche
  • Friedrich Nietzsche
  • Filósofo alemão friedrich nietzsche
  • Friedrich Nietzsche O filósofo da afirmação da vida
  • Filósofo alemão friedrich wilhelm nietzsche
  • Principais filosofos: Friedrich Nietzsche , Platão e Socrates
  • Lavoura Arcaica
  • Lavoura Arcaica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!