Leitura escrita e interpretação

Páginas: 12 (2789 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
LER, ESCREVER E INTERPRETAR

Cristiane Heck

RESUMO
Muitas mudanças estão ocorrendo nas práticas pedagógicas em virtude de proporcionar aos alunos uma superação do modelo tradicional, cujo objetivo é proporcionar a aprendizagem efetiva da leitura, escrita e interpretação, viabilizando o letramento. Deve-se favorecer o uso e a exploração mediada das diversas mídias sociais, que ampliame enriquecem a experiência e vêm ao encontro da necessidade de serem utilizadas diferentes linguagens e estratégias para garantir o acesso à construção do conhecimento por todas as crianças incluídas num grupo, de acordo com seus recursos intelectuais e físicos. Um dos papéis da escola é oferecer a norma culta, de forma dinâmica, real e prazerosa, para que os educandos realmente façam uso socialda linguagem, bem como aprendam em dadas situações comunicativas a terem noções de coesão e coerência, com base em uma série de fatores de ordem semântica, cognitiva, pragmática e interacional.

INTRODUÇÃO

Busco aprofundar neste artigo a compreensão de como se dá o processo de leitura, escrita e interpretação na escola num âmbito geral, visando salientar a forma como um texto éconstruído e quais os aspectos que precisam ser levados em consideração no ato da leitura e também o que seria coesão, coerência e interpretabilidade de um texto.
Para a realização do mesmo, terei como material base o texto de Jurema N. M. Rangel, Irandé Antunes, Ingedore Villaça Koch e Eni Pulcinelli Orlandi, bem como utilizarei citações de alguns autores que também escreveram sobre o assunto emquestão.

1 Leitura, Escrita e Interpretação

A leitura e a escrita são duas atividades complexas que, como sabemos, são altamente necessárias para se ter acesso ao saber organizado que fazem parte de uma cultura, e que são reconstruídos ao longo dos anos.
Em geral, enfoque dado à maioria das pesquisas, tende a considerar que tanto a leitura como a escrita são processosinterpretativos através dos quais se constroem significados, ou seja: ler e escrever são basicamente atividades com as quais construímos e ampliamos nosso conhecimento de mundo.
Ler, assim como escrever, então, são atos de comunicação verbal caracterizados pela relação cooperativa entre o emissor e o receptor, pela transmissão de intenções e conteúdos e por apresentarem uma forma adequada à suafunção.
Então a leitura, segundo Rangel (2005, p.19),

é vista como uma atividade individual, demandando competências próprias de um leitor ideal que considere o texto e suas possíveis leituras. Por isso, a leitura é sempre diferente de leitor para leitor, ao implicar os conhecimentos prévios, as estratégias de leitura próprias de cada um e as habilidades lingüísticasnecessárias...
A partir dessa afirmação, percebe-se a relevância da leitura, principalmente no que se refere a sua interpretação. O modo como interpretamos um texto depende das marcas que ele deixa em quem está lendo, sendo que estas podem ser fruto da instrução de cada leitor, e também da sua leitura de mundo. Porém, as formas de entender as informações do texto depende não somente do leitor, mastambém do próprio texto. A coesão entre as ideias, a argumentação, os elementos visuais, o conjunto de regras linguísticas e principalmente o seu conteúdo são elementos indispensáveis para a compreensão do texto.
Dessa forma, as estratégias de leitura destacam-se como condições indispensáveis ao entendimento do conteúdo e podem ser organizadas de acordo com as especificidades de cada leitor;dividindo o texto em partes significativas de forma a estabelecer relações entre as partes, buscando coerência entre as idéias e até mesmo examinando as informações apresentadas de modo a documentar estes significados e seu efeito pretendido pelo autor.
Essa busca de significados, por sua vez, demanda práticas vinculadas a maturidade de cada leitor, seu grau de conhecimento sobre a temática, ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IDENTIFICAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E REPRODUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
  • O PAPEL DAS MONITORIAS NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, DA INTERPRETAÇÃO E DA ESCRITA DOS ESTUDANTES...
  • A DIFICULDADE COM LEITURA, ESCRITA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DOS UNIVERSITÁRIOS NA TERCEIRA...
  • leitura e interpretação
  • Leitura e interpretação
  • Leitura e interpretação
  • Leitura e interpretação
  • Leitura e Interpretação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!