leitura como leitura do mundo

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
O presente texto aboda as questões relativas a leitura e sua pratica efetiva. Entender a leitura como leitura do mundo e não somente como leitura da palavra.
A leitura leva a conhecer o mundo e relata de forma oral e escrita os conhecimentos e experiências do dia – a – dia, das relações histórica e geográficas das pessoas, grupos e do mundo.
Em termos de conhecimento, é uma ação simples,inteligente, reflexivo e característico do ser humano, como um ato de compreensão do mundo, da realidade, um exercício constante reflexivo e critico da capacidade que é inerente do ser humano de ouvir e entender a realidade que os cerca. Leitura é exercício de captar, através de vários símbolos, sinais, manifestações, da informação, contendo a mensagem que os outros transmitem.
A leitura primariaque cada pessoa faz da realidade através de suas experiência e o que explica a leitura da palavra. Dessa forma, a leitura da escrita é uma ferramenta para que as pessoas possam entrar em contato com outros grupos e povos conhecerem a cerca do mundo, contudo, a leitura escrita não possui sentido pleno, terá sentido na medida que orienta o conhecimento mais profundo do mundo.
A palavra escritabusca registrar e comunicar elementos de experiência, cultura, valores e historias, seja qual for a época que se encontra.
4
INTRODUÇÃO
A história da psicologia e de sua construção está ligado em cada momento histórico e às exigências de conhecimento da humanidade das demais áreas do conhecimento humano, aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidadedo homem de compreender a si mesmo. Foram os gregos os povos mais evoluídos, a uma produção bem sucedida, onde permitiu a construção das cidades- estados “polis”, no período de 700 a.C. As riquezas geraram crescimento e este crescimento exigia solução praticas para a arquitetura, agricultura e a organização social, esses avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como afilosofia e a arte. A filosofia, no entanto começou a especular em torno do homem e da sua interioridade, é entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia.
Desde a antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana, a percepção, a consciência e a loucura. Apesar de teorias"psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX, a partir de então a filosofia se desliga da religião e a psicologia se destaca como ramo especial da Filosofia, acreditava-se que o ser humano revelava sua alma por meio de sua forma de ser, com a evolução dos temposalguns filósofos substituíram o termo alma por mente, passando então a Psicologia a ser a ciência que investiga a mente tal posicionamento deu margem a controvérsia, pois não se conseguiam chegar a unanimidade em relação ao conceito para esse novo possível objeto de estudo. No entanto isso não a impediu, porém, de realizar notáveis progressos, tanto no campo teórico como, e, sobretudo, no da suaaplicação em diversos setores da atividade social. A partir do momento em que a Psicologia conseguiu determinar seu objeto de estudo no comportamento observável de humanos e animal, Psicologicamente se designa por comportamento, entendendo por tal tudo aquilo que os seres vivos fazem, dizem e pensam, e utilizar-se de todo o rigor exigido pelo método cientifico.
A psicologia entre os gregosestudava o interior do homem a alma ou o espírito. Já no Império Romano a psicologia relacionava-se com a religião, a igreja católica monopolizava o saber e o estudo do psiquismo. No renascimento dá-se um processo de valorização do homem e um grande avanço no conhecimento científico
5
PRINCIPAIS EVENTOS HISTÓRICOS ENVOLVIDOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do mundo da leitura para a leitura do mundo
  • Do mundo da leitura para a leitura do mundo
  • Artigo
  • Resenha do mundo da leitura para a leitura do mundo
  • A leitura do mundo
  • O mundo da leitura
  • leitura de mundo
  • A leitura de mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!