LEITURA COISA S RIA

Páginas: 5 (1101 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
LEITURA É COISA SÉRIA ! Por Malu Fernandes
Para perceber, literalmente, a importância da leitura e da escrita, na vida de um profissional, é preciso internalizar que, do mesmo modo que o corpo necessita de alimento, o espiritual não prescinde dele. É preciso saber também que nunca se está pronto mas, na medida em que as informações eestímulos chegam, vive-se experiências, constrói-se ou reconstrói-se a visão de mundo.
Há uma ideia equivocada de que cada ser humano pode comunicar a verdade. Pode-se, sim, percebê-la, mas ao comunicá-la, leva-se junto uma parte da subjetividade de cada um, como observador. Dessa forma, não existe comunicação neutra. O que é verdadeiro para um, pode não ser para o outro. Por que, ao contrário do que sepossa imaginar, a realidade como é percebida, está em constante processo interno, no qual o permanente é apenas a própria mudança.
Um dos grandes desafios da humanidade é respeitar as diferenças individuais e as mais variadas visões de mundo, para que elas não se tornem obstáculos às relações. É sabido que não existe uma pessoa igual à outra, e também que não pode existir verdade, religião epensamento únicos, derivando daí a dificuldade de se andar em terreno firme e seguro quando o assunto é a subjetividade.
Nessa linha de raciocínio, ler e escrever é muito mais do que dominar técnicas literárias, é obter as chaves desse mundo interior, da verdade individual, e ter acesso à dos outros. Essa é uma forma de ajudar a perceber, compreender e elaborar a própria subjetividade, contribuindopara dar sentido ao mundo, a nós próprios e aos outros. É evidente que há outros caminhos para se fazer isso, principalmente nas culturas orais, mas na cultura letrada, ler e escrever são fundamentais para ser e sentir-se adequadamente inserido no mundo.
Todo profissional precisa disso, pois ao contrário do que possa imaginar, o processo de formação do sujeito é, na verdade, uma auto-formação. Aeducação, os livros, a cultura, os meios de comunicação exercem influências sobre todos, mas o que se é, só pode ser resultado de nossas escolhas.
Comunicadores em geral, educadores, e escritores, em particular, cumprem o papel social de ajudar na construção da subjetividade, da compreensão da verdade e contribuem para iluminar os caminhos. Muitos precisam elaborar projetos, contatar o cliente eproferir discursos de abertura e fechamento, por isso não podem prescindir de muito treino.
Outro falso conceito é o de que a prática é mais importante que a teoria. A prática tem início nas ideias. A motivação para agir não está na própria ação, mas no mundo interior de cada ser. E como a leitura e a escrita promovem a conexão com o mundo, elas atuam como incentivo - ou não - a agir, seja para manteras coisas como estão ou para mudá-las.
Um de maiores desafios é que, ao escrever ou falar, deve-se buscar expressar o que se pensa ou sente. Pode parecer incrível mas, há pessoas que dizem algo e pensam ou sentem diferente. Por essa razão, a comunicação não se processa somente por meio da fala ou da escrita, mas também pelos gestos, olhares e o tom de voz. E é nesse ponto que a internet e aescrita, por mais importantes que sejam para a comunicação, não substituem o contato pessoal, o olho no olho.
Escrever não é somente um mero ato de colocar palavras num papel ou dedilhar um teclado de computador. A maior parte da ação da escrita é invisível para os olhos, ocorre no interior de quem escreve e pode refletir este esforço de buscar o equilíbrio entre as emoções, o pensamento e aspráticas.
Escrever assemelha-se a alguém que organiza uma casa desarrumada. Arrasta-se e empurra-se ideias de um lado para o outro, constrói-se e reconstrói-se pensamentos, sonhos, como quem movimenta os móveis. E só depois tê-las reunido e julgar-se fazer sentido, é que a pessoa se sente pronta, na verdade, quase que obrigada a escrever, como uma espécie de libertação da mente. E daí advém outra etapa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincadeira Coisa S Ria
  • Brincar Coisa S Ria 1
  • Coisas Coisas S
  • A hist ria das coisas Resenha
  • A HIST RIA DAS COISAS
  • Leitura também é coisa de criança
  • Guerra Civil S Ria
  • Chiesa Leitura Obrigat Ria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!