LEITOR COMPETENTE, LEITOR CRÍTICO E PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA

Páginas: 9 (2069 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
LEITOR COMPETENTE, LEITOR CRÍTICO E PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA

Christian da Silva Costa¹

RESUMO: O presente artigo aborda assuntos relacionados ao conteúdo Leitura e produção textual, sendo sua temática leitura e produção escrita. Pretendo destacar o que vem a ser um leitor crítico ecompetente, e o quanto o professor da área de língua portuguesa é importante para que o aluno possa ler e escrever um texto com coesão. O artigo expressa à critica relevando todo o conteúdo aprendido em sala. Destaquei alguns pontos como linguagem padrão, historicidade e uma breve consideração a respeito de leitura e produção textual.





Palavras-chave: Leitor, criticidade, escola, produção detexto.












INTRODUÇÃO

É em casa que começamos a compreender a fala. Se tratando de uma segunda instituição da sociedade a escola é a segunda casa onde vamos aprender a ler e escrever corretamente. Não podemos simplesmente ler o texto, precisamos entender as suas entrelinhas, o seu sentido e até mesmo a função que ele tem para a formação de indivíduos. Precisamos ser críticostanto na escrita como na leitura. Estamos remetidos a tantos erros infinitos e para não houver o erro é preciso muito estudo e sempre se atualizando nos assuntos e regras.
Portanto, é função da escola garantir a todos os seus alunos acesso ao saberes linguísticos necessários para exercício da cidadania, para que cada indivíduo se torne capaz de ler, interpretar, redigir textos ou assumir aspalavras em diferentes situações de sua vida, com prazer e motivação.















UM BOM LEITOR É UM LEITOR COMPETENTE E CRÍTICO

As pessoas às vezes não percebem o quanto significa ser um bom leitor, ou até mesmo saber entender o que o texto pode significar. Mas ler bem, ou ser um leitor competente, não é apenas compreender o que está dito, mas compreender também o não dito, as“entrelinhas”, o implícito do texto.
O leitor competente é aquele que, além do sentido das palavras, descobre também o significado das pausas, dos silêncios, das pontuações, do assunto e desenvolvimento de um livro ou texto.
A leitura faz bem para a mente, podemos refletir sobre um assunto qualquer e até mesmo ter outras ideias e compreensão do mundo em que vivemos. Mas para ler é preciso deconcentração. Em um trecho do texto publicado por Bruno Borges no site “portal fera”, é explícita a importância do hábito da leitura para a educação pessoal de um indivíduo, além disso, a leitura começa em casa. O importante é ter o hábito da leitura para não ser prejudicado pelo cansaço, e não se sentir frustrado por não entender o que está escrito e não podemos deixar de apreciar um bom livro.A leitura é à base de toda educação e uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além de aumentar seu conhecimento, a leitura fortalece suas habilidades em gramática e alarga seu vocabulário. Mas, muitas vezes, ler pode ser algo difícil e cansativo, transformando-se até mesmo em frustração. As habilidades de uma pessoa na leitura, como a compreensão e velocidade, sãodiretamente relacionadas aos seus hábitos de leitura. Alguém que costuma ler raramente não terá facilidade em leituras mais complexas e que exigem maior concentração. (BORGES, 2012).



Todas as intenções e todos os significados, sendo os explícitos e os implícitos, os subterfúgios, as pausas e o silêncio precisam ser lidos, interpretados de modo crítico e competente. Ler, nesse sentido, éassumir uma postura ativa diante do que lemos ou escutamos. Só assim podemos ser leitores competentes e críticos, prontos para o exercício da cidadania, prontos para a vida. Esse é o maior desafio da tarefa de ler.
A leitura crítica é geradora de significados, em que ao ler, o leitor cria seu próprio texto com base no que foi lido, concordando ou discordando da ideia principal. Isto faz com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitor crítico e leitor competente
  • O papel da escola na formação do leitor competente
  • O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
  • PRODUÇÃO DE TEXTO
  • A LEITURA NA ESCOLA BÁSICA E A FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO
  • texto e leitor
  • Projeto leitor competente
  • A formação do leitor crítico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!