leito melhor lafaa

954 palavras 4 páginas
Colégio Cellula Mater

Trabalho sobre ZCAS e sobre os deslizamentos de terra

Matheus Santos B de Oliveira, n°17, 2 Ano A
Professor Daniel, Geografia

Introdução Neste trabalho apresentarei um pouco sobre Região Sudeste: Paisagens intensamente Transformada, a zona de convergência do atlântico sul, e um pouco sobre os deslizamentos de terra no sudeste do Brasil, que afetam muitos estados e deixam bastantes vitimas.

Zona de Convergência do Atlântico Sul

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma região com uma extensa faixa e bandas de nuvens formadas desde a Amazônia, Brasil Central e Sudeste até o Oceano Atlântico. Essas nuvens estão associadas com chuvas ora fortes, ora moderadas, ora intermitentes, que persistem por no mínimo quatro dias e podem causar grandes transtornos, tais como alagamentos, inundações, desabamentos e transbordamentos.
Climatologicamente, este sistema meteorológico da ZCAS é responsável pela grande quantidade de chuva de verão entre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste, partes da Norte e do Nordeste. A ausência desse sistema causa forte redução nas chuvas nessas regiões, prejuízo financeiro aos tomadores de decisão, com perdas na produção agrícola considerável, e alto risco de racionamento de água e de energia.
Na prática podemos observar uma situação real na formação do sistema da ZCAS, na animação das imagens de satélite GOES-12 (acima), no canal infravermelho, que ocorreu no período de 17 a 22 de janeiro de 2009. É observado o deslocamento de uma frente fria da Argentina e que passa pelo sul do Brasil até sua chegada no Centro-Oeste e Sudeste, permanecendo de 21 a 25 de janeiro, por mais de quatro dias entre Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e sul do Pará.

Região Sudeste: Paisagens intensamente Transformadas No passado a região sudeste ocupava

Relacionados