Leisdenewton

902 palavras 4 páginas
1 Introdução:

Isaac Newton formulou as leis fundamentais do movimento, sendo utilizadas nos diferentes campos da física, principalmente na construção civil, na produção de carro na elaboração de projetos rodoviários, etc.

2 I Lei de Newton (Lei da Inércia)

Primeira Lei de Newton, ou Princípio da Inércia, pode ser definida da seguinte maneira: “Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme”.

Isto quer dizer que quando um corpo está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, assim como um corpo em movimento permanecerá em movimento, até que uma outra força atue sobre eles.

Os corpos possuem inércia, que consiste em poder resistir à mudança de seu estado de movimento. Isso significa que para alterar a velocidade de um corpo é necessário aplicar uma força sobre ele, ou seja, os corpos possuem uma resistência à mudança de velocidade. Por isso podemos dizer que a Primeira Lei de Newton pode ser denominada Lei da Inércia.

Quanto maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
Exemplo:
Quando estamos em pé no ônibus e o motorista freia bruscamente, somos lançados para frente, por que nosso corpo permanece com a mesma velocidade que o ônibus tinha antes da freada. Essa propriedade física se chama inércia, ou seja, é a tendência natural que os corpos possuem em manter velocidades constantes, de permanecerem como estão.

3 II LEI DE NEWTON ou Princípio Fundamental da Mecânica

A primeira lei explica o que acontece com um corpo quando a resultante (soma vetorial) de todas as forças externas que atuam sobre ele é zero: o corpo pode tanto permanecer em repouso quanto continuar movendo-se em linha reta com

Relacionados

  • Relatório de física experimental i
    1641 palavras | 7 páginas
  • Força de atrito
    1323 palavras | 6 páginas
  • Atps
    2274 palavras | 10 páginas
  • Aeromovel
    5375 palavras | 22 páginas