Leis Ponderais - A Lei da conservação das massas

Páginas: 22 (5289 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2015

Leis Ponderais - A Lei da conservação das massas
As Leis Ponderais relacionam as massas de substâncias submetidas a reações. A primeira Lei Ponderal a ser criada foi feita pelo químico francês Lavoisier, e é a Lei da conservação das massas
As Leis Ponderais são leis quantitativas, que genericamente relacionam as massas de substâncias que estão participando de uma reação.
A primeira delasfoi desenvolvida em 1773, pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), que é considerado o “pai” da Química Moderna, pois todos os seus experimentos eram cuidadosamente planejados e medidos com precisão, introduzindo, assim, um novo modo de fazer ciência.
Lavoisier realizou, então, a calcinação* do mercúrio metálico dentro de um recipiente fechado, no caso, uma retorta, que teve suaponta introduzida em uma redoma contendo ar e colocada sobre uma cuba de vidro com mercúrio. No final da reação foi produzido óxido de mercúrio II, pois o mercúrio havia combinado com o oxigênio presente no ar para formar este produto. Notou-se que o nível do mercúrio da redoma havia subido, ocupando o espaço do ar. O volume inicial do ar foi reduzido ao fim do experimento.
No entanto, orecipiente fechado permaneceu com a mesma massa do início. Desse modo, o químico chegou à conclusão de que a massa ganha pelo metal foi compensada pela massa perdida pelo ar; o que significava que “algo” (o oxigênio, denominado assim pelo próprio Lavoisier) do ar havia “entrado” no metal ou se combinado com ele.
A lei da conservação das massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de MikhailLomonosov. No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama lei de Lavoisier.
Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (Na natureza,nada se cria, nada se perde, tudo se transforma). Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra forma. Tudo se realiza com a matéria que é proveniente do próprio planeta, apenas havendo a retirada de material do solo, do ar ou da água, o transporte e a utilização dessematerial para a elaboração do insumo desejado, sua utilização para a população e, por fim, a disposição, na Terra, em outra forma, podendo muitas vezes ser reutilizado.
Preocupado em utilizar métodos quantitativos, Lavoisier tinha a balança como um de seus principais instrumentos em atividades experimentais.
Por volta de 1774, o químico francês realizava experiências sobre a combustão ea calcinação de substâncias. Observou que, dessas reações, sempre resultavam óxidos cujo peso era maior que o das substâncias originalmente usadas.
Informado sobre as características do gás que ativava a queima de outras substâncias (que mais tarde foi denominado pelo próprio Lavoisier como oxigênio, que quer dizer gerador de ácidos), passou a fazer experiências com o mesmo e acabou por deduzir que a combustão ea calcinação nada mais eram que o resultado da combinação desse gás com as outras substâncias. E que a massa aumentada dos compostos resultantes correspondia à massa da substância inicialmente empregada, mais a massa do gás a ela incorporado através da reação.
Lei de Lavoisier
Os estudos experimentais realizados por Lavoisier que o levaram a concluir que, numa reação química que se processenum sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
m(reagentes) = m(produtos)
Assim, por exemplo, quando 2 gramas de hidrogênio reagem com 16 gramas de oxigênio verifica-se a formação de 18 gramas de água; do mesmo modo, quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio ocorre a formação de 44 gramas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lei da conservação das massas
  • Lei da conservação das massas
  • Lei da conservação das massas
  • experimento lei da conservação da massa
  • Lei de conservação das massas
  • Lei da conservação das massas
  • lei de conservaçao de massas
  • Lei de conservação da massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!