Leis de reflexão e refração da luz e lentes com aplicações biológicas, características do olho humano e tipos de lentes para correções, tipos de microscópio acústico para aplicações biológicas

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
SUMÁRIO

1- Aplicação do ultrassom na medicina;
2- Leis da reflexão e refração da luz e lentes com aplicações biológicas;
3- Características do olho humano e os tipos de lentes para corrigir a Miopia, Hipermetropia, Presbiopia, astigmatismo;
4- Tipos de Microscópio acústico para aplicações biológicas.

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar as aplicações de alguns meios tecnológicos eformas da física sendo impostas na ciência. Quando, de formas inusitadas e aonde menos esperamos, a física está presente, nos ajudando em estudos e em nosso cotidiano, tanto da ciência quanto em problemas do dia-a-dia.




































1. Aplicação do ultrassom na medicina

Uma das propriedades das ondas é sua capacidade de refletir. Seobserva a reflexão de ondas quando as mesmas tem sua propagação em um determinado sentido interrompida pela presença de um obstáculo, que por sua vez faz com que a onda se propague no sentido oposto.
Ao longo da história, o conhecimento de tal propriedade foi vital para que se desenvolvessem tecnologias, principalmente para fins militares. Na Primeira Guerra Mundial, já se utilizavam nos submarinosdispositivos capazes de detectar icebergs. Na Segunda Guerra Mundial, a utilização dos ultrassons para fins militares se intensificou com o desenvolvimento do SONAR (Sound Navigation and Ranging), que determinava distâncias pelo som de objetos imersos em água. Desenvolveu-se também o RADAR (Radio Detection and Ranging). Este, mais familiar pela presença em rodovias, de maneira análoga, utilizava oeco das ondas de radio para determinar distâncias e localização de objetos no ar.
Os ultrassons passaram a ser usados na medicina, em boa parte, de maneira empírica, ou
seja, a experimentação era feita sem uma base científica consolidada. Um dos pioneiros na
utilização dos ultrassonografia diagnóstica na medicina foi o médico norte-americano Douglas Howry, com auxílio de sua esposa (tambémmédica) Dorothy Howry¹. Porém, o método utilizado era pouco eficiente. Obtinha-se como resultado imagens de baixa resolução, além do paciente ter que ficar em posição desagradável durante o exame: imerso em água, em uma banheira, e sem se mexer. A ultrassonografia represente, hoje, um importante instrumento de investigação na medicina, pois além de apresentar boa relação custo-benefício, sua aplicaçãoé simples.

1.2 Formação de imagens
O equipamento utilizado na ultrassonografia é constituído de um transdutor. O transdutor é o responsável tanto pela recepção quanto pela emissão das ondas sonoras utilizadas. Primeiramente, pulsos elétricos são convertidos em energia mecânica (ondas sonoras). As ondas são então emitidas em direção a interface que se deseja analisar. Cerca de 1% das ondasemitidas são refletidas, e o restante continua sua propagação. O mesmo processo da emissão se repete, só que no sentido inverso: as ondas refletidas são captadas pelo transdutor, que transforma o sinal recebido em pulsos elétricos. O sinal elétrico proveniente das ondas refletidas é analisado por um scanner, acoplado ao transdutor. O scanner verifica a diferença de tempo entre a emissão e a recepçãodos sinais, e calcula a distância percorrida, ou seja, a profundidade na qual a onda chegou. A imagem é formada pelo próprio scanner de acordo com tais informações.
2. Leis da reflexão e refração da luz e lentes com aplicações biológicas

• Reflexão
A reflexibilidade é a tendência dos raios de voltarem para o mesmo meio de onde vieram. A refração da luz é o fenômeno, no qual a luz passa de ummeio para o outro. Pode os dois fenômenos ocorrem concomitantemente e haver predominância de um fenômeno sobre o outro.
São as leis de reflexão:
1ª A primeira lei da reflexão diz que o raio incidente, o raio refletido e a reta Normal são coplanares. Ou seja, coexistem no mesmo plano geométrico;
2ª O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
• Refração
Chamamos de refração da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de Lentes
  • Tipos de lentes
  • refraçao de luz e lentes
  • A importância das lentes e suas aplicações
  • Tipos de Aplicaçoes
  • Prata e suas Aplicações biologicas
  • Lentes e Olho humano
  • Tipos de lentes fotográficas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!