leis de ohn

Páginas: 4 (819 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

Georg Simon Ohm estudou na Universidade de Erlangen. Em 1813, tornou-se professor em Bamberg. Lecionou matemática e física no colégio dos jesuítas, em Colônia, e na Escola de Guerrade Berlim. Entre 1833 e 1839, dirigiu a Escola Politécnica de Nuremberg. Foi professor de Física da Universidade de Munique.
Ohm dedicou-se à investigação científica dos fenômenos da eletrocinética- estudos das correntes elétricas em movimento. Em 1827, publicou a monografia “Estudo Matemático da Corrente Galvânica”, na qual esclarece as diferenças entre a eletricidade térmica e a galvânica,entre intensidade e quantidade de eletricidade. As questões centrais da monografia estão resumidas na Lei de Ohm, fundamento da eletrocinética.DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Ao analisar, na primeira metade do século XIX, características de materiais submetidos a potenciais diferentes e as correntes originadas nesses, George Simon Ohm verificou que,para vários materiais, existia uma proporcionalidade entre a d.d.p e a corrente elétrica. Isso significa, por exemplo, que ao dobrarmos a voltagem aplicada a esse material, a intensidade de correnteelétrica também dobraria. Ou seja:
ui=constanteui=constante
A esse tipo de material, na qual a proporção acima é válida, chamamosde material Ohmico. A constante que aparece na equação acima será chamada de resistência elétrica, para qual adotaremos o símbolo R.
ui=R⇒U=R⋅iui=R⇒U=R⋅iEssa proporção recebe o nome de Primeira Lei de Ohm:

“Em um condutor ôhmico, mantido à temperatura constante, a intensidade de corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial aplicadaentre suas extremidades, ou seja, sua resistência elétrica é constante”. 

A unidade de resistência elétrica, no Sistema Internacional, é o ohm, representado pelo símbolo Ω. Notemos que:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de Ohn
  • Lei de ohn
  • Lei de ohn
  • 1 lei de ohn
  • ohn e
  • LEI
  • Leis
  • Leis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!