Leis de kirchoff

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2011
Leis de Kirchhoff

As leis de Kirchhoff são assim chamadas em homenagem ao físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887) e são baseadas no Princípio da Conservação de Energia e no Princípio deQuantidade de Carga.
Estas leis simplificam muito a resolução dos circuitos. A primeira lei se refere aos nós e é chamada “Lei dos Nós”; a segunda lei é a “Lei das Malhas”.
Estas leis são empregadasem circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo. Para estuda-las vamos definir o que são Nós e Malhas:
Nó: é umponto onde três (ou mais) condutores são ligados.
Malha: é qualquer caminho condutor fechado.

1ª Lei de Kirchhoff, a Lei das Correntes ou “Lei dos Nós”

As correntes que chegam a um nórepresentam a carga a ele trazida em cada unidade de tempo; as que saem do nó representam a carga que o abandona por unidade de tempo. Considerando que não deve permanecer carga nenhuma, fica claro que a somadas correntes que chega a um nó deve ser igual a das que saem do nó.
[pic]
[pic]

Por convenção as correntes que entram em um nó são consideradas como sendo positivas e as que saem sãoconsideradas como sendo negativas.
Se, em algum instante, a soma das correntes que entram no nó não fosse nula, isso quereria dizer que o nó estava a acumular carga (pois corrente, é um deslocamento de cargas).Contudo, um nó é um condutor perfeito e, portanto, não pode armazenar carga.

Portanto a primeira lei de Kirchhoff afirma:

A SOMA DAS INTENSIDADES DAS CORRENTES QUE SE DIRIGEM PARA UM NÓ É IGUALÀ SOMA DAS INTENSIDADES DAS CORRENTES QUE DELE SE AFASTAM.

2ª Lei de Kirchhoff, a Lei das Tensões ou “Lei das Malhas”

A Lei das Malhas determina que, em qualquer instante, é nula a somaalgébrica das tensões ao longo de qualquer malha.

[pic]

De acordo com o sentido de referência das tensões representadas na figura anterior e circulando no sentido dos ponteiros do relógio, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leis de kirchoff
  • Leis de kirchoff
  • Leis de kirchoff
  • Lei de kirchoff
  • Leis de Kirchoff
  • A leis de kirchoff
  • leis de kirchoff
  • leis de kirchoff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!