Leis da percepção

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Leis da Percepção
* Percepção:
A percepção é um processo psico-fisiológico por meio do qual o sujeito transforma as diversas impressões sensoriais (os estímulos), previamente transportados aos centros nervosos, em objetos sensíveis conhecidos. A percepção, cuja construção se inicia com o nascimento, não é uma simples soma de estimulações que impressionam os receptores sensoriais. Trata-sepelo contrário de um processo de apreensão da realidade como um conjunto de global organizado, em função dos nossos desejos, das nossas necessidades e das nossas experiências.
* Leis da Percepções:
As percepções do mundo obedece a um conjunto de princípios ou leis, entre as quais destacamos os seguintes:
* Tendência à estruturação. Nas percepções, o mundo não é apreendido como uma soma deimpressões isoladas, mas sim como totalidades ordenadas. Os seus diferentes elementos são organizados em função de certas leis: proximidade, semelhança...
* Segregação Figura-Fundo. A percepção atua de forma seletiva. Uma parte é destacada (a figura), sendo as restantes colocadas em segundo plano (o fundo). Esta relação é sucessivamente alternada, isto é, o fundo transforma-se em figura e afigura em fundo.
A figura ao lado é um exemplo que as pessoas têm diferentes percepções em relação ao que vê, ao que está acontecendo em volta,dependendo de sua percepção a figura será interpretada de uma forma e por outras pessoas de outra forma. A nossa percepção depende da visão que temos do mundo no nosso dia a dia, depende também dos nossos modelos mentais, onde cada pessoapossui os seus, estes modelos mentais que podem e devem ser ampliados.

* Boa forma ou pregnância das formas: Por pregnância das formas, entende-se pela qualidade que determina a facilidade com que percepcionamos figuras. Percebemos mais facilmente as boas formas, ou seja, as simples, regulares, simétricas e equilibradas.
* Constância perceptiva – esta estratégia é particularmenteimportante, porque graças a ela o mundo apresenta-se com uma relativa estabilidade. Desta forma, pode-se descrever como a capacidade de percepcionar um objeto com os seus atributos básicos, independentes da variedade sensorial com que ele se apresenta. Em relação à visão, convém salientar, a constância de tamanho, de forma e de cor.
* De tamanho: Quando você observa uma pessoa se afastar, aprojeção da pessoa em sua retina diminui. Ela não diminuiu de tamanho, apenas sabemos que ela se afastou, isso é denominado constância do tamanho.
No lado esquerdo da fotografia, percebemos que o homem com gravata é de tamanho normal, porque esta a distancia, apesar de a imagem retinal ser igual a do homem do gravata situado do lado direito, onde ele parece ser do tamanho de um boneco.

* Deforma: já a forma, refere-se ao fato de percebemos a forma do objeto, independentemente do ângulo a partir do qual vemos.

Tanto faz a porta estar aberta ou fechada porque apesar de serem apresentadas como sendo estímulos diferentes, nós a percebo como porta.

* Da cor: o individuo tende a ignorar o nível de iluminação, que incide sobre os objetos percepcionados.
O carvão com a luz solara incidir nele é mais claro que a neve ao crepúsculo. Contudo percepcionamos sempre o carvão como sendo negro e a neve como sendo branca.

* Percepção da profundidade e da distância
A percepção de profundidade possibilita-nos estimar a distância dos objetos em relação a nós. Fazemos isso com os indicadores binoculares (requerem ambos os olhos) e monoculares (disponíveis em cada olhoseparadamente).
Ela responder a um complicado problema perceptivo, ou seja, como percebemos o mundo em 3 dimensões se a imagem daquilo que vemos, e que se forma na retina, possui apenas duas dimensões? Só é possível mediante a um conjunto de variáveis inatas ligadas ao organismo (indicadores fisiológicos) e de variáveis apreendidas no contacto com o meio (Indicadores ambientais).
* Acomodação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As leis da percepção visual
  • Identificar a percepção dos funcionários quanto ao cumprimento as normas e leis trabalhistas pela empresa;
  • percepção
  • Percepção
  • Percepção
  • Percepção do eu
  • Percepçao
  • Percepção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!