LeideCoulomb

Páginas: 7 (1737 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015





ESCOLA: ____________________________________________________________________

ALUNO: ____________________________________________ Série: _______

Força elétrica – Lei de Coulomb




1. (Mackenzie) No vácuo (k0 = 9.10ª Nm2/C2), são colocadas duas cargas elétricas puntiformes de 2.10- 6 C e 5. 10- 6 C, distante 50cm uma da outra. A força de repulsão entre essas duascargas tem intensidade:

a) 63.10- 3 N
b) 126.10- 3 N
c) 45.10- 2N
d) 36.10 - 2 N
e) 18.10- 2 N

2. (Fei) Duas cargas elétricas puntiformes positivas e iguais a Q estão situadas no vácuo a 3m de distância. Sabe-se que a força de repulsão entre as cargas tem intensidade 0,1N. Qual é o valor de Q? Dados: K0= 9.109N.m2/c2

a) 1.10- 3C
b) 1.10- 8 C
c) 3.10- 8 C
d) 3.108 C
e) 1.10- 5 C

3. (Vunesp) Duasesferas condutoras idênticas, carregadas com cargas +Q e -3Q, inicialmente separadas por uma distância d, atraem-se com uma força elétrica de intensidade (módulo) F. Se as esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posições originais, a nova força entre elas será:

a) maior que F e de atração.
b) menor que F e de atração.
c) igual a F e de repulsão.
d) menor que F ede repulsão.
e) maior que F e de repulsão.

4. (UFPE) Duas pequenas esferas carregadas repelem-se mutuamente com uma força de 1N quando separadas por 40cm. Qual o valor em Newtons da força elétrica repulsiva se elas forem deslocadas e posicionadas à distância de 10cm uma da outra?

5. (FUVEST) A uma distância d uma da outra, encontram-se duas esferinhas metálicas idênticas, de dimensõesdesprezíveis, com cargas -Q e +9Q. Elas são postas em contacto e, em seguida, colocadas à distância 2d. A razão entre os módulos das forças que atuam APÓS o contacto e ANTES do contacto é:

a) 2/3
b) 4/9
c) 1
d) 9/2
e) 4

6. (Unicamp) Considere o sistema de cargas na figura. As cargas +Q estão fixas e a carga -q pode mover-se somente sobre o eixo x. Solta-se a carga -q, inicialmente em repouso, em x=a.

a) Emque ponto do eixo x a velocidade de -q é máxima?
b) Em que ponto(s) do eixo x a velocidade de -q é nula?

7. (Fei) Cargas elétricas puntiformes devem ser colocadas nos vértices, R, S, T e U do quadrado a seguir. Uma carga elétrica puntiforme q está no centro do quadrado. Esta carga ficará em equilíbrio quando nos vértices forem colocadas as cargas:

8. (Faap) A figura a seguir representa trêsesferas metálicas idênticas A, B e C, todas elas possuindo a mesma quantidade de carga elétrica. Pode-se afirmar que as esferas:






a) A, B e C possuem o mesmo tipo de carga elétrica.
b) B e C possuem o mesmo tipo de carga elétrica e A possui carga elétrica diferente
c) A e B possuem o mesmo tipo de carga elétrica e C possui carga elétrica diferente
d) A, B e C possuem cargas elétricasdiferentes
e) A e C possuem o mesmo tipo de carga elétrica e B possui carga elétrica diferente

9. (Fei) Qual dos gráficos a seguir melhor representa a variação da força elétrica que uma carga puntiforme exerce sobre outra carga puntiforme quando a distância é alterada entre elas?

10. (Ufmg) Observe a figura que representa uma triângulo eqüilátero. Nesse triângulo, três cargas elétricas puntuais de mesmovalor absoluto estão nos seus vértices. O vetor que melhor representa a força elétrica resultante sobre a carga do vértice 1 é:


11. (Uelondrina) A força de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes, que estão a 20cm uma da outra, é 0,030N. Esta força aumentará para 0,060N se a distância entre as cargas for alterada para:

a) 5,0 cm b) 10 cm c) 14 cm d) 28 cm e) 40 cm

12.(Puccamp) As cargas elétricas puntiformes Q1 e Q2, posicionadas em pontos fixos conforme o esquema a seguir, mantêm, em equilíbrio, a carga elétrica puntiforme q alinhada com as duas primeiras. De acordo com as indicações do esquema, o módulo da razão Q1/Q2 é igual a:


a) 36 b) 9 c) 2 d) 3/2 e) 2/3

13. (Fei) Duas cargas puntiformes q1= +2µC e q‚=...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!