Leia o artigo sobre Heidegger, publicado na revista Cult (março de 2001), disponível Aponte o que mais chamou sua atenção e faça um breve comentário.

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
O pensamento filosófico de Martin Heidegger, em sua visão antropológica, desvela a essência do homem e seu significado existencial. Vi em Heidegger que a essência do homem depende de sua relação como ser, não de algum tipo de racionalidade. O homem é dotado de racionalidade, porém não é isso que define a sua essência. Na visão heideggeriana, a essência do homem reside na sua ek-sistência e aek-sistência é a clareira do ser. Portanto, a essência do homem é de extrema relação com o ser.

A sua questão fundamental não é o homem, mas sim o ser, não só do homem como de todas as coisas. UmaFilosofia que colocasse o homem como centro de preocupação seria antes uma Antropologia.

Heidegger afirma que, a questão que lhe preocupa não é a existência do homem e sim a questão do ser em seuconjunto e enquanto tal. Assim, o principal objetivo da obra Ser e Tempo é investigar o sentido do ser. Para efetuar tal tarefa, começou investigando o ser que nós próprios somos.

O pensamentofilosófico de Martin Heidegger, em sua visão antropológica, desvela a essência do homem e seu significado existencial. Vemos em Heidegger que a essência do homem depende de sua relação com o ser, não dealgum tipo de racionalidade. O homem é dotado de racionalidade, porém não é isso que define a sua essência. Na visão heideggeriana, a essência do homem reside na sua ek-sistência e a ek-sistência é aclareira do ser. Portanto, a essência do homem é relação com o ser.

Tradicionalmente, o homem é visto como envolvendo três constituintes: o corpo (Leib), a alma (Seele, o princípio animar,responsável por estarmos vivos e por nossa vida mais baixa, apetitiva e emocional), e espírito (Geist, nossa razão "capacidade de dizer eu"). Heidegger desconsidera essa compreensão tradicional do homem, pois aAntropologia, o estudo do homem, anthropos, tenta então reunificar o homem. O seu erro, no entanto, foi tratá-lo como um ente dotado de uma natureza intrínseca bem própria, destituído de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Passo3 – leia e faça anotações sobre o artigo de peter drucker publicado na revista
  • Passo 2 – leia e faça anotações sobre a breve noticia disponível no site da resvista exame,de
  • ARTIGO PUBLICADO REVISTA BANAS
  • Artigo Publicado Na Revista Iberoamericana
  • Breve comentário sobre o simbolismo
  • BREVE COMENTÁRIO SOBRE ARQUITETURA NO BRASIL
  • Artigo Publicado Sobre Maioridade Penal
  • Breve estudo sobre o Marco Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!