Lei penal no espaço

Páginas: 4 (990 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
2.3.- LEI PENAL ESPAÇO


2.3.1.- Introdução


Pode um crime violar interesses de dois ou mais países, quer por ter sido a ação praticada no território de um e a consumaçãodar-se no outro, quer porque o delito atinge o bem jurídico de um Estado embora no exterior, quer pela necessidade da extradição para a aplicação da lei penal.
Fala-se em Direito PenalInternacional – interno -e Direito Internacional Penal.
Os dispositivos referentes à lei penal no espaço, muitas vezes, são fundamentados em tratados,convenções e regras internacionais, constando do Código Penal.



2.3.2.- Princípios de aplicação da lei penal no espaço

Apontam-se na doutrina cinco princípios a respeito da leipenal no espaço.

O princípio da territorialidade prevê a aplicação da lei nacional ao fato praticado no território do próprio país. Decorre ele da soberania do Estado.Esse princípio pode levar à impunidade uma vez que só Estado se encontraria obrigado a julgar crimes cometidos no seu território, podendo em conseqüência, não julgar os que forem praticados noestrangeiro.

O princípio da nacionalidade (ou de personalidade) cogita da aplicação da lei do país de origem do agente, pouco importando onde foi cometido o crime. Esse princípio sedivide em duas espécies: ativa, em que somente se considera se o autor do delito é nacional, sem se cogitar da vítima; passiva, exige, para a aplicação da lei penal, sejam nacionais o autor e o ofendido.O princípio da proteção (de defesa) aplica-se a lei do país ao fato que atinge bem jurídico nacional, sem nenhuma consideração a respeito do local onde foi praticado o delito ou danacionalidade dos agentes. São bens fundamentais do Estado.

Pelo princípio da competência universal (ou da justiça cosmopolita) o criminoso deve ser julgado e punido onde for...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei penal no espaço
  • Lei penal no tempo e no espaço
  • Aplicação da lei penal no espaço
  • Lei penal no espaço
  • Lei penal no espaço
  • lei penal no espaço
  • Eficácia da Lei Penal no Espaço
  • Lei Penal no Tempo e Espaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!