Lei Orçamentária Anual e Classificações das Receitas e Despesas Públicas

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2013
– Lei Orçamentária Anual e Classificações das Receitas e Despesas Públicas

1- A programação de receitas e despesas na LOA deve obedecer a um conjunto de princípios orçamentários, recomendadospela doutrina ou instituídos pela legislação, cujo objetivo é facilitar a gestão e o controle do orçamento. Cite quais são os princípios fundamentais e discorra sobre cada um deles.
A programação dereceitas e despesas na LOA deve obedecer a um conjunto de princípios orçamentários, recomendados pela doutrina ou instituídos pela legislação, cujo objetivo é facilitar a gestão e o controle doorçamento. Os princípios fundamentais são os seguintes:
Unidade: deve haver uma só LOA para cada entidade da Federação (União, Estados e municípios).
Universalidade: a LOA deve conter todas as despesas ereceitas da Administração Pública, englobando todos os Poderes, fundos, órgãos e entidades da Administração Pública.
Anualidade: as receitas e despesas constantes da LOA devem se reportar a um períododeterminado, em geral um exercício financeiro, e os correspondentes créditos orçamentários devem ter sua vigência adstrita ao exercício financeiro.
Exclusividade: a LOA não pode conter dispositivoestranho à previsão da receita e à fixação da despesa.
Especificação: a LOA não poderá consignar dotações globais a despesas, devendo fornecer detalhamento suficiente para demonstrar a origem e aaplicação dos recursos.
Publicidade: a LOA, seus créditos e os atos relativos a sua elaboração e execução devem ser divulgados para conhecimento público e serem acessíveis a qualquer cidadão para consulta.Orçamento Bruto: a LOA deve conter as receitas e despesas pelos seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução prévia.
Não afetação de Receitas: as receitas constantes da LOA deverão estar livresde comprometimento prévio a determinados gastos, sendo vedada a vinculação de receitas de impostos a órgão, fundo ou despesa.
Equilíbrio: as receitas constantes da LOA não devem exceder as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Loa lei orçamentaria anual
  • Lei orçamentária anual
  • Lei orçamentaria anual
  • Lei Orçamentária Anual
  • Receita e despesa pública
  • Receitas e Despesas Públicas
  • Receitas e despesas publicas
  • relatório lei orçamentária anual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!