lei nº 10,793

Páginas: 21 (5112 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
DISPENSAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTANDO CAMINHOS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ARCAICA LEGISLAÇÃO
Osmar Moreira de Souza Júnior*
Suraya Cristina Darido**
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta baseada em um estudo de caso desenvolvido em uma escola particular, apontando algumas alternativas para lidar com o dispositivo legal que legitima as dispensas nasaulas de Educação Física. Os resultados do estudo mostram como a adoção de um programa de avaliações aos alunos dispensados da Educação Física e outras medidas tornaram-se efetivas para a diminuição desta prática. Os dados indicam que, em um estágio crítico, as dispensas chegaram a atingir 48,8% do total de alunos do Ensino Médio e, com a adoção do programa, este percentual reduziu para apenas2,7%. Conclui-se que, apesar da legislação, é possível a construção de mecanismos que minimizem as dispensas nas aulas de Educação Física.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física – Escola – Dispensas – Legislação
INTRODUÇÃO
Façamos uma breve reflexão a partir de duas questões para a contextualização do tema a ser discutido no presente estudo. Você já foi dispensado ou já conheceu alguém que já foidispensado das aulas de Educação Física na escola? Você já foi dispensado ou já conheceu alguém que foi dispensado das aulas de alguma outra disciplina (qualquer outra que não seja a Educação Física) em toda a sua vida escolar?
Apesar de não podermos estabelecer algum tipo de interatividade por meio de um artigo científico, que permitisse realizarmos uma espécie de enquete sobre o tema, não é difícilinferirmos que a resposta à primeira questão é afirmativa e à segunda é negativa, talvez salvo raríssimas exceções.
De acordo com Tardif e Lessard (2007), a escola tradicional se dirige antes de tudo à “cabeça” dos alunos e, segundo Vigarello (1978 apud TARDIF; LESSARD, 2007), é justamente por este motivo que a Educação Física, na medida em que tem o corpo por objeto de práticas escolares, sempreteve um papel ambíguo, a maior parte do tempo com o objetivo de controlar este corpo.
Apesar da necessidade de relativizarmos o dualismo cartesiano presente na citação anterior, temos ciência de que pode indicar a imagem comumente assumida em relação ao papel da Educação Física na escola.
Essa reflexão nos leva a assumir que o status da Educação Física no contexto escolar não se equipara ao dasdemais disciplinas e este pressuposto pode ser entendido como o foco da inquietação que nos levou a investigar a questão das dispensas nessas aulas. Assim, os objetivos desse estudo consistem em investigar a trajetória dos pedidos de dispensa nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em uma escola particular e apontar algumas possibilidades pedagógicas possíveis no sentido de minimizar estaprática, desenvolvidas neste mesmo colégio.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos metodológicos, a pesquisa baseou-se no estudo de caso, que consiste na análise de um caso, bem delimitado, cujo interesse incide naquilo que ele tem de único, mesmo que apresente características que possam ser comparadas com outros casos eventualmente (LÜDKE; ANDRÉ, 1986).
De acordo com Lüdke e André (1986), oestudo de caso qualitativo fornece um grande potencial para o conhecimento e para a compreensão dos problemas da escola, pois, ao retratar o cotidiano escolar em toda a sua riqueza, esse tipo de pesquisa proporciona elementos preciosos para uma melhor compreensão do papel da escola na sociedade.
O estudo de caso foi abordado por meio da análise do processo de implementação de ações para reduzir onúmero de alunos dispensados da Educação Física no Ensino Médio em uma escola particular do município de Rio Claro. Os dados foram levantados junto aos docentes de Educação Física do colégio e por meio dos registros e experiências vivenciadas pelo pesquisador do estudo que foi professor nesta escola durante 11 anos e coordenador de Educação Física por 4 anos, participando efetivamente de todo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEI Nº 8.935
  • Lei nº 11.445
  • Reformulação da Lei Nº 6
  • Resumo LEI Nº 8.115
  • Resumo da lei nº 5.194
  • A lei nº 10.639/03
  • Lei nº 9.433
  • Lei Nº 6.938/81

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!