Lei do estagiario

Páginas: 2 (500 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2012
Estagiário

O trabalho do estagiário não está disciplinado na CLT, mas sim em lei específica (Lei n° 6.494/77, regulamentada pelo Decreto n° 87.497/82).
A lei autoriza as empresas a admitirestagiários em suas dependências, segundo condições ajustadas com as instituições de ensino. A finalidade do estagiário é proporcionar ao estudante um trabalho para a complementação do ensino do curso queele está fazendo. Tem natureza pedagógica, visando à melhor formação profissional do estagiário.
O estagiário somente poderá verificar – se em unidades que tenham condições de proporcionar experiênciapratica na linha de formação profissional de estagiário (art. 1˚) e deve realmente proporcionar ao estudante a complementação do ensino e da aprendizagem, devidamente planejados, executados,acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares.
Estudantes que podem fazer estágio: Podem ser estagiários os alunos que, comprovadamente, frequentem cursos deeducação superior, de ensino médio, de educação profissional de nível médio ou superior ou escolas de educação especial.
Em qualquer dos casos é necessário que o estagiário esteja matriculado efrequentando efetivamente as aulas. Não havendo frequência ás aulas, ou tendo acabado o curso, não será estágio, mas sim emprego regido pela CLT.
Natureza jurídico do vinculo do estagiário: O estagiárionão é empregado, não tem assegurados os direitos previstos na CLT, aplicáveis aos contratos comuns. Desde que obedecidas as condições impostas pela lei, o estagiário não gera vinculo empregatício dequalquer natureza entre a empresa e o estagiário.
Formalidades legais: Exige – se a celebração de "termo de compromisso" entre o estudante e a parte concedente, com a interveniência obrigatória de umainstituição de ensino. A instituição de ensino deverá ter previamente firmado um "com a pessoa concedente" do estagiário

Esse termo de compromisso entre o estagiário e a empresa concedente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei do estagiario
  • leis dos estagiarios
  • Resumo
  • Nova lei do estagiário
  • Resumo-Lei do estagiario
  • lei do estagiario e secretariado
  • legislação trabalhista- lei dos estagiarios e domesticas
  • Nova Lei do Estagiário e Empregada Domestica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!