Lei de Say

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015
















Divide ai e coloca junto com a parte do Say, valeu é nóis =)








Uma das contribuições de Jean B. Say foi sua interpretação do funciona- mento do mercado, que mais tarde ficouconhecida como a “Lei de Say”, que mais tarde virou referencia para a criação da “Lei dos Mercados” que foi base de estudo do século XVIII até a grande depressão; Esta lei dá a ideia de que sem aintervenção do governo a economia encaminha à um equilíbrio de pleno emprego e as crises que acontecem são reflexos da intervenção do governo.
Existia tambem um debate em relação ao desemprego, se ele eravoluntario ou não, mas esta discussão perdeu espaço na analise da Lei de Say para uma outra discussão a respeito de a economia tender ou não ao pleno emprego.
Karl Marx discordava da atribuição donome de Lei de Say, já que James Mill formulou uma ideia próxima em 1808 sendo que Jean Baptiste Say aprofundou sua ideia somente em 1814. Mas em sumo, a lei diz que para que exista demanda, previamenteé necessária uma oferta.
Outros autores como Keynes interpretam a lei de Say como a oferta criando automaticamente sua demanda, mas a ideia é que os bens produzidos podem ser consumidos, já que aoferta de um determinado bem cria a demanda por outros bens, o economista francês Jean B. Say expressava também que alguns setores da economia poderia sofrer superprodução, mas outros teriam sub-produçãotornando a relação quantitativa macro entre oferta e demanda igual (Oferta agregada igual Demanda agregada)
Dizia ele também que os produtos são pagos com outros produtos, e que um produtor assim queproduz algo, imediatamente quer vende-lo para não correr o risco de seu produto se depreciar, e logo após a venda ele imediatamente quer “aplicar” seu dinheiro, pois o dinheiro também corre o riscode se depreciar, portanto, ao produzir, o vendedor imediatamente quer vender para que possa consumir outro bem. E os produtos em abundancia que facilitariam as vendas e não o dinheiro em abundancia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A lei de say
  • A lei de say
  • Steven horwitz e a lei de say
  • LEI SAY Acumula O De Capital E Demanda Efetiva
  • A verdadeira Lei de Say
  • Qual a diferença entre lei de say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
  • resumo say
  • THEY SAY

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!