Lei de ohm

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2013

Lei de ohm


Simon Ohm (1787-1854), físico alemão, estabeleceu em 1827 a teoria matemática dos circuitos elétricos, onde apresentou a seguinte discussão.
Ohm observou que a ddp(diferença de potencial: V) é diretamente proporcional a corrente que flui no sistema, e como consequência a relação V/I é uma constante para um determinado condutor numa determinada temperatura, ou seja,V/I=V1/I1=V2/I2= constante. Quando outro condutor de material diferente é medido, observa-se a mesma relação constante (V/I), entretanto o valor constante é diferente. Isto sugere que esta constante éintrínseca de cada condutor. Em função desta observação experimental, Ohm introduziu o conceito de resistência elétrica (R). Esta resistência não depende da ddp aplicada ao nem da corrente que opercorre, ela depende apenas do condutor e da temperatura.
A lei de Ohm estabelece que a corrente ao longo de um aparelho condutor é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicadano aparelho. Em outras palavras, um condutor obedece à lei de Ohm quando a resistência do condutor é independente da magnitude e polaridade da ddp aplicada.
Matematicamente estas observaçõespodem ser descritas da seguinte forma:

V/I=R

Onde V é a ddp, I é a corrente e R é a resistência elétrica do condutor. A unidade da resistência elétrica no sistema internacional é V/a, chamadade Ohm, símbolo Ω. Do ponto de vista gráfico podemos representar V como uma função de I, desta forma teremos uma reta similar a y =Ax , onde y =V e x =I, e o coeficiente angular desta reta,representa fisicamente a resistência elérica do condutor, como mostrado na figura1.1a .
É importante destacar que os resistores que obedecem tal comportamento são chamados de resistores ôhmicos. Nemtodos os condutores são chamados ôhmicos, dentre eles podemos destacar os diodos, as baterias, entre outros figura 1.1 (b).



1.1(a) 1.1(b)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de ohm
  • leis de ohm
  • Lei de Ohm
  • Lei de ohm
  • lei de ohm
  • LEI DE OHM
  • Lei de Ohm
  • Lei de Ohm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!