lei de lavoisier

Páginas: 3 (517 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Lei de Lavoiser
Popularmente, a Lei de Lavoisier, é conhecida pelo seguinte enunciado:
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Quem chegou a essa conclusão pelaprimeira vez, no final do século XVIII, e criou essa lei, foi o cientista francês Antoine Laurent Lavoisier . Sendo considerado o “pai” da Química Moderna, ele realizou inúmeras experiências comreações químicas envolvendo o uso de balanças de alta precisão para a época.
Lavoisier aqueceu o mercúrio metálico numa retorta com a boca dentro de uma retorta contendo ar e mergulhada numacuba com mercúrio. Depois do aquecimento, o volume do ar na retorta diminuiu, pois o volume do mercúrio na cuba subiu pela redoma. Isso significa que o mercúrio reagiu com “algo” no ar, que hojesabemos que é o oxigênio. O produto formado foi o óxido de mercúrio II, um pó vermelho que aderiu às paredes da retorta.
Pesando o sistema inicial (mercúrio metálico + oxigênio) e o sistema final(óxido de mercúrio II), Lavoisier percebeu que a massa total dos reagentes era igual à massa total dos produtos. Com isso, ele criou a Lei de Conservação da Massa, que dizia o seguinte:
“Nointerior de um recipiente fechado, a massa total não varia, quaisquer que sejam as transformações que venham a ocorrer.”
Ou seja, os elementos não se transformam uns nos outros. As substânciaspresentes no início de uma reação acabam “sumindo”, mas os elementos que as constituem se reorganizam e formam novas substâncias. Por isso a massa total do sistema não muda.
Lei de Proust
A Leide Proust também é conhecida como Lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Essa lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizouexperimentos com substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante. A Lei de Proust é definida assim:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de Lavoisier
  • Lei de Lavoisier
  • Lei de Lavoisier
  • Lei de lavoisier
  • lei lavoisier
  • lei de lavoisier
  • Lei de lavoisier
  • Lei de lavoisier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!