Lei de hook

Páginas: 4 (799 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
Índice:

Sumário ---------------------------------------------------- 3

Fundamentos Teóricos ---------------------------------------------------- 4

Procedimento Experimental---------------------------------------------------- 5

Apresentação de Resultados ---------------------------------------------------- 7

Discussão de Resultados---------------------------------------------------- 9

Conclusões ---------------------------------------------------- 10

Anexos ---------------------------------------------------- 11

Sumário:

O nosso objectivo nestetrabalho de laboratório é compreender a Lei de Hooke, determinando a constante elástica de duas molas do mesmo material e relacionando a constante elástica e a espessura do fio e o diâmetro do enrolamento.Fundamentos Teóricos:

Estando uma mola no seu estado de equilíbrio e sendo uma extremidade mantida fixa, aplicamos uma força(F) à sua extremidade livre, observando certa deformação. Aoobservar esse facto, Hooke estabeleceu uma lei, a Lei de Hooke, relacionando Força Elástica(Fel), reacção da força aplicada, e deformação da mola (δx): "A intensidade da Força elástica (Fel) é directamenteproporcional à deformação (δx)".
Matematicamente, temos: Fel=-k.δx, onde k é uma constante positiva denominada Constante Elástica da mola, com unidade no S.I. de N/m. A constante elástica damola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida da sua rigidez. Quanto maior for a constante elástica da mola, maior será sua rigidez.
É importante ressaltar que o sinal negativoobservado na expressão vectorial da Lei de Hooke, significa que o vector Força Elástica (Fel), possui sentido oposto ao vector deformação, isto é, possui sentido oposto à deformação, sendo a força elásticaconsiderada uma força restauradora.
A lei de Hooke pode ser utilizada desde que o limite elástico do material não seja excedido. O comportamento elástico dos materiais segue o regime elástico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de hook
  • Lei de hook
  • Lei de hook
  • Lei do Hook
  • LEI DE HOOK
  • Lei de hook
  • Lei de Hook
  • lei de hook

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!