Lei de hook

Páginas: 2 (489 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
O físico inglês Robert Hooke foi quem primeiro demonstrou que muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica, resistente ao alongamento produzido. Hooke representou matematicamente sua teoria com a equação:

F = K.x

Em que: 
F = força elástica 
K = constante elástica 
x = deformação ou alongamento do meio elástico 

Nota-se então quea Lei de Hooke é responsável por verificar a deformação do corpo elástico ao se expandir. O objeto de estudo mais usado para esse evento é a mola espiral, por ser um objeto flexível que se alongafacilmente. 

A energia armazenada no corpo (nesse caso, a mola) é a energia potencial, também conhecida como energia de posição, que é um tipo de armazenamento de energia dos corpos em virtude do seuposicionamento, ou seja, o sistema ou o corpo podem possuir forças interiores capazes de modificar suas posições relativas e suas diferentes partes para chegar ao objetivo (que é realizar trabalho).Mas como essa energia armazenada está diretamente ligada à mola, chamamos esse evento de Energia potencial elástica, no qual o armazenamento de energia ocorre na interação entre a mola e o bloco.O trabalho realizado de forma externa (força externa que aparece na figura), para vencer a resistência da mola, é igual à energia que o próprio trabalho transfere para a mola, ficando armazenada comoenergia elástica.

Equação da Energia Potencial Elástica, cuja unidade no SI é Joule (J)

Chama-se Coeficiente de Poisson (v) à relação entre a deformação transversal relativa e a deformaçãolongitudinal relativa. É uma grandeza sem dimensões.
Coeficiente de Poisson= (Δe/eo) / (Δl/lo)
Sendo:
Δe – variação da dimensão transversal;
eo – dimensão transversal inicial;
Δl – variação dadimensão longitudinal;
lo – dimensão longitudinal inicial.
O coeficiente de Poisson varia com o tipo de material, como se pode verificar na Tabela 5. Apresenta, para a generalidade dos materiais, valores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de hook
  • Lei de hook
  • Lei de hook
  • Lei de hook
  • Lei do Hook
  • LEI DE HOOK
  • Lei de hook
  • Lei de Hook

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!