Lei de fareday

1174 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE FÍSICA

Lei de faraday

Salvador
Março – 2009

Quando o fluxo magnético varia através de um circuito, ocorre a indução de um fem e de uma corrente no circuito.A lei de Faraday relaciona essas grandezas. Segundo ela, se o fluxo do campo magnético através da superfície limitada por um circuito varia com o tempo, aparece nesse circuito uma força eletromotriz (fem) induzida. Segundo a lei de Lenz, qualquer corrente induzida tem um sentido tal que o campo magnético que ela gera se opõe à variação do fluxo magnético que a produziu. Matematicamente, a lei de Lenz é expressa pelo sinal negativo que aparece na expressão matemática da Lei de Faraday. Para entender o conteúdo da lei de Lenz pode-se considerá-la no contexto da atividade proposta com a lei de Faraday.

Na seção IV.1 bobina ficou na metade da barra ao retirarmos a bobina com (1) o norte para baixo percebemos a deflexão do ponteiro do galvanômetro para o lado direito já quando o (2) sul estava para baixo a deflexão era para esquerda . A variação do fluxo gera uma corrente induzida por isso o ponteiro so defletiu quando houve movimento relativo entre a bobina e a barra.O sentido da corrente como diz a lei de lenz é o que produz um campo magnético oposto ao da variação do fluxo que a criou.Como nas situações (1) e (2) o sentido do fluxo é diferente.Ao variarmos o fluxo com o movimento relativo bobina e barra um corrente induzida vai surgir se opondo a variação desse fluxo por isso no caso (1) e ( 2) as correntes terão sentidos diferentes. No caso em que mantenmos o ima fixo e movimentamos a bobina o mesmo se observa.Pois o que gera a corrente é a variação no fluxo provocado pelo movimento relativo entre bobina e barra.

Quando o norte do imã é aproximado da bobina, a deflexão no galvanômetro é para esquerda porque, assim, ela gera um campo magnético cujo pólo norte se confronta

Relacionados