Lei de fareday

Páginas: 5 (1174 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE FÍSICA


Lei de faraday

Salvador
Março – 2009

Quando o fluxo magnético varia através de um circuito, ocorre a indução de um fem e de uma corrente no circuito.A lei de Faraday relaciona essas grandezas. Segundo ela, se o fluxo do campo magnético através da superfície limitada por um circuito varia com otempo, aparece nesse circuito uma força eletromotriz (fem) induzida.
Segundo a lei de Lenz, qualquer corrente induzida tem um sentido tal que o
campo magnético que ela gera se opõe à variação do fluxo magnético que a produziu. Matematicamente, a lei de Lenz é expressa pelo sinal negativo que aparece na expressão matemática da Lei de Faraday. Para entender o conteúdo da lei de Lenz pode-seconsiderá-la no contexto da atividade proposta com a lei de Faraday.


Na seção IV.1 bobina ficou na metade da barra ao retirarmos a bobina com (1) o norte para baixo percebemos a deflexão do ponteiro do galvanômetro para o lado direito já quando o (2) sul estava para baixo a deflexão era para esquerda .
A variação do fluxo gera uma corrente induzida por isso o ponteiro so defletiuquando houve movimento relativo entre a bobina e a barra.O sentido da corrente como diz a lei de lenz é o que produz um campo magnético oposto ao da variação do fluxo que a criou.Como nas situações (1) e (2) o sentido do fluxo é diferente.Ao variarmos o fluxo com o movimento relativo bobina e barra um corrente induzida vai surgir se opondo a variação desse fluxo por isso no caso (1) e ( 2) ascorrentes terão sentidos diferentes.
No caso em que mantenmos o ima fixo e movimentamos a bobina o mesmo se observa.Pois o que gera a corrente é a variação no fluxo provocado pelo movimento relativo entre bobina e barra.

Quando o norte do imã é aproximado da bobina, a deflexão no galvanômetro é para esquerda porque, assim, ela gera um campo magnético cujo pólo norte se confrontacom o pólo norte do imã. Os dois pólos se repelem, ou seja, o campo gerado pela corrente induzida na espira se opõe ao movimento do imã.

Quando o imã é afastado da bobina, a corrente induzida tem sentido contrário
àquele indicado porque, assim, gera um campo magnético cujo pólo sul se confronta
com o pólo norte do imã. Os dois pólos se atraem, ou seja, o campo gerado pela
correnteinduzida na espira se opõe ao movimento de afastamento do imã.


Quando duas bobinas são colocadas frente a frente , não existe corrente em qualquer delas. No instante em que a chave é fechada, aparece uma corrente na correspondente bobina. Então, uma corrente induzida aparece na segunda
bobina. Ao se fechar a chave, a corrente da bobina correspondente vai de zero até um certovalor máximo que, a partir daí, permanece constante. Dessa forma, enquanto a corrente está mudando, o campo magnético que ela gera, com pólo norte
confrontando a segunda bobina, também está mudando, e o mesmo acontece com o
fluxo desse campo através dessa segunda bobina. Então, aparece uma corrente
induzida na segunda bobina cujo sentido é tal que o campo magnético que ela gera
tende adiminuir o fluxo mencionado, ou seja, apresenta um pólo norte confrontando o pólo norte do campo da primeira bobina.
A partir do instante em que a corrente na primeira bobina atinge o seu valor
máximo e fica constante, o campo magnético que ela gera também fica constante e
também fica constante o fluxo desse campo através da segunda bobina. Nessas
condições, não existe corrente induzida nasegunda bobina. Quando a chave é aberta, a corrente na primeira bobina vai do valor máximo dado até zero, a intensidade do campo correspondente diminui e o fluxo desse campo na segunda espira também diminui, de modo que a corrente induzida na segunda bobina tem, agora, sentido contrário, sentido esse que é tal que o campo magnético que a corrente induzida gera se soma àquele, ou seja, apresenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEI
  • Leis
  • Leis
  • Leis
  • leis
  • Leis
  • leis
  • a lei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!