Lei de conservação da massa

Páginas: 11 (2683 palavras) Publicado: 8 de julho de 2011
1.0 Introdução
Com a publicação, em 1789, dos Elementos de Química de Lavoisier, a ciência química rompeu suas últimas amarras com o passado alquimista, assumindo uma forma moderna. Lavoisier insistiu na importância dos métodos quantitativos da pesquisa em Química e, a esse respeito, introduziu o princípio da conservação da matéria, segundo o qual nada se perdia nem se criava notranscurso das reações químicas, sendo o peso dos produtos igual ao peso dos materiais de partida. Também ressuscitou a idéia de Boyle de que os elementos químicos não passavam de substâncias que não podiam ser decompostas em algo mais simples por meios químicos - os elementos, dizia Lavoisier, eram “os materiais aos quais, de fato, havia levado a análise química - estabelecendo, em seguida, uma listade uns vinte e três elementos autênticos conhecidos por ele. • O novo ponto de vista de Lavoisier levou à elaboração de diversas leis empíricas na ciência química. A primeira delas foi a lei das proposições equivalentes formulada em 1791 por Jeremiah Richter (1762 - 1807), um químico das minas de Breslau e da fábrica de porcelana de Berlím. Richter era um discípulo do filósofoImmanuel Kant e, como seu mestre, pensava que as ciências físicas eram todas elas ramos das matemáticas aplicadas. Depois da descoberta da lei das proporções equivalentes, foram confeccionadas tabelas de pesos equivalentes que mostravam a quantidade relativa de elementos”. Químicos que teriam que se combinar entre si.O francês Proust (1755 - 1826), professor de Química em Madrid, propôs, em 1789, umasegunda lei, a das composições constantes. Achou que, independentemente do método de obtenção, num composto a proporção dos pesos dos elementos que continha era sempre a mesma, sendo essa proporção a dos pesos equivalentes dos elementos. O valor dessa lei foi objeto de polêmica durante alguns anos com Berthollet (1748 - 1822), professor de Química na Escola Politécnica, que opinava que a composiçãodos compostos químicos era infinitamente variável e não fixa. As pesquisas de Berthollet anteciparam algumas descobertas realizadas pelos físico-químicos durante os anos 60 do século passado. Assinalou que algumas reações químicas eram reversíveis, enquanto que em outras reações os produtos dependiam das quantidades iniciais dos reagentes empregados, bem como da solubilidade ou volatilidaderelativa dos reagentes e produtos. Desses casos, Berthollet concluía que a composição de um composto variava gradualmente no transcorrer de uma reação. Entretanto, Proust conseguiu mostrar que o que variava no transcurso da reação era a quantidade do composto e não sua composição, e que, além disso, os compostos de composição indefinida de Berthollet eram, na realidade, misturas. De fato Proust foi oprimeiro que distinguiu claramente as misturas dos compostos, sendo separáveis os componentes das primeiras por meios físicos, enquanto que os dos últimos sós o eram por meios químicos.
As referidas leis permitiram aos químicos caracterizar novos compostos e novos elementos, conduzindo também à teoria atômica que explicavam por que se cumpriam essas leis da natureza.
Aimportância que tinha para os químicos a doutrina de Dalton reside em que, agora, se via que existiam diferentes espécies de átomos, sendo similares os átomos de um mesmo elemento, com suas próprias características específicas, enquanto que os dos diferentes elementos diferiam em tamanho, peso e número por unidade de volume, de modo que, quando dois elementos se combinavam para formar um composto, cada átomodo primeiro elemento se unia com um ou com um pequeno número inteiro de átomos do segundo elemento. Dalton estabeleceu esse último postulado porque descobriu que, quando se uniam dois elementos para formar mais de um composto, os pesos do elemento A que se combinavam com quantidade fixa do elemento B mantinham sempre uma razão numérica simples uns com outros. No caso dos óxidos de nitrogênio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei da conservação das massas
  • experimento lei da conservação da massa
  • Lei da conservação das massas
  • lei de conservaçao de massas
  • Lei de conservação das massas
  • Lei da conservação das massas
  • Leis Ponderais
  • Lei da conservação da Massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!