Lei Aurea

Páginas: 6 (1303 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2015
Abolição da Escravatura - Lei Áurea

A História da Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, Movimento Abolicionista, 13 de maio, libertação dos escravos, História do Brasil, abolição dos escravos, escravidão no Brasil, os abolicionistas, escravos no Brasil,  Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, Abolição da Escravidão no Brasil.
Princesa Isabel: assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888.Introdução 
Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão de obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo queos demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Lei Áurea
A Lei Áurea determinou o fim da escravidão do Brasil em 13 de maio de 1888. Foi a culminação de um lento processo de abolição  que se iniciou no Brasil ainda em 1850.
O trabalho escravo no Brasil durou muito tempo,tanto que foi o último país do continente americano a abolir o trabalho compulsório. Em razão disso, a pressão interna e externa era enorme para que o fim do regime escravista ocorresse. Durante praticamente todo o século XIX, intelectuais e políticos defendiam a liberdade para os negros.
A evolução das leis para extinguir o trabalho escravo no país foi muito lenta. Em 1850 foi promulgada aprimeira lei de impacto sobre o trabalho compulsório. A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, proibia o tráfico negreiro  no oceano Atlântico em sentido ao Brasil. Duas décadas mais tarde, em 1872, a Lei do Ventre Livre concedeu liberdade aos filhos de escravos nascidos no país. E na década seguinte, em 1885, a Lei dos Sexagenários permitiu a liberdade para os escravos com 60 anos de idade ou mais.
Durantetodo esse período, que se inicia com a Lei Eusébio de Queirós em 1850, os cafeicultores protestaram e resistiram fortemente contra o processo gradual de abolição que visivelmente ocorria no Brasil. Várias alternativas foram utilizadas para que continuassem utilizando a tradicional mão de obra escrava em suas lavouras. Como o poder político e econômico dos cafeicultores era elemento notável nocenário brasileiro, conseguiram arrastar o processo de abolição de forma extremamente lenta.
A partir de 1850 um novo tipo de trabalhador passa a ser visado também pelos cafeicultores como alternativa para a possível escassez de escravos, o assalariado imigrante. O fluxo de imigrantes cresce significativamente no Brasil, eram destinadas, em maioria, aos mesmos ambientes de trabalho dos escravos, aslavouras de café. Entretanto, os cafeicultores, acostumados com o tratamento dado aos escravos, submetiam os imigrantes a formas de trabalho semi-escravas.
No final da década de 1870 e durante a década de 1880 a situação do Império não era mais estável como fora. O Imperador Dom Pedro II tinha suas relações balançadas com a Igreja, com os militares e com os fazendeiros. O quadro político do Impérionão era agradável, sendo que ainda crescia o discurso abolicionista e também o republicano. O apoio da Igreja e dos militares já tinha sido completamente perdido, restava apenas mais algum passo em sentido à abolição para que os cafeicultores não oferecessem também mais nenhum apoio.
Com um quadro de tensão política no Império, a Lei Áurea teve rápido processo de aprovação e formalização. O projetode lei foi apresentado à Câmara dos Deputados no dia 8 de maio de 1888, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva. O projeto foi discutido, votado e aprovado rapidamente nos dias 9 e 10 do mesmo mês. Com a aprovação da Câmara, o projeto seguiu então para o Senado no dia 11 de maio, o texto foi debatido nos dias 11, 12 e 13. Na primeira votação, que ocorrera no dia 12 de maio, a lei já havia sido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei áurea
  • LEI AUREA
  • Lei aurea
  • a lei aurea
  • Lei aurea
  • A lei aurea
  • Lei áurea
  • Lei aurea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!