LEGITIMANDO A ESCRAVIDÃO ATRAVÉS DOS SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA.

2331 palavras 10 páginas
LEGITIMANDO A ESCRAVIDÃO ATRAVÉS DOS SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA.

Simone Sia Rissato1

SUMÁRIO: Introdução. 1. A escravidão na visão bíblica. 2.A pedagogia de Padre Antônio Vieira. 3. Considerações finais. 4. Referências.

Introdução

Padre Antônio Vieira foi um importante teólogo da Companhia de Jesus. Seus sermões se tornaram verdadeiras obras do estilo barroco e o lançaram no cenário nacional. Escreveu cerca de 500 cartas e 200 sermões, sendo que uma boa parte dirigidos aos escravos negros que trabalhavam nos engenhos da Bahia, membros da Confraria da Nossa Senhora do Rosário. Na ocasião, a educação estava a cargo da igreja católica, que se valia deste poder para a aculturação dos negros.
Vieira se destacou entre os demais teólogos, não apenas por seus bem elaborados sermões e exímia retórica, mas também por sua contraditória posição quanto à escravidão. Ao seu entender, era ilícito escravizar os índios, mas não os negros. Antônio Vieira apregoava que a escravidão negra, não apenas era lícita, como também encontrava amparo nas Sagradas Escrituras. Seu discurso era que os negros deveriam agradecer por ter a oportunidade de sair da África, dentre os gentios, e servi em uma nova terra onde, pela obediência à Palavra Divina, poderiam herdar a vida eterna.
O presente trabalho, tem por objetivo revelar o modo como padre Antônio Vieira utilizava seus sermões como poder legitimador do instituto da escravidão.

1. A escravidão na visão bíblica

Ao procurar textos das Escrituras Sagradas que tratem da escravidão, encontramos apenas uns poucos com força de lei. A escravidão é tão antiga quanto o próprio ser humano e não é de se esperar que o antigo povo hebreu abominasse tal fenômeno. O que percebemos ao ler a Bíblia é que, mesmo entre o povo de Deus, a prática da escravidão era algo aceitável, como se lê:

E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. Também

Relacionados