legislação

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014
Proposta de atividade desta unidade é a elaboração de um quadro síntese ou um mapa mental a partir da legislação educacional, mostrando uma reflexão e análise das diferentes modalidades de educaçãorelacionando-as aos níveis de ensino previstos na legislação.
Lembrem-se que é muito importante que como profissionais da educação saibamos não só quais são os níveis e modalidades de ensino eeducação, mas também os objetivos previstos para cada um destes níveis e modalidades.

Nível: Educação Básica
Idade: 0 à 05 anos
Modalidade: Ensino Infantil
Responsabilidade:Segundo a Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os municípios devem se incumbir de oferecer, gratuitamente, a Educação Infantil em creches ou entidades equivalentes para crianças de até 3 anos de idade, etambém em pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos. Por oferecer pode-se supor não apenas criar e manter unidades suficientes para atender a demanda de alunos, mas também lhes garantir padrão dequalidade.
OBJETIVOS: O desenvolvimento integral da criança até os 05 anos de idade.A partir da aprovação daLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , em 1996, a Educação Infantil passou a serdefinida como a primeira etapa da Educação Básica. Nesse sentido, a Educação Infantil é um direito da criança, opção da família e dever do Estado.

Nível: Educação Básica
Idade: De 06 aos 14 anosModalidade: Ensino Fundamental
Responsabilidade:É obrigação do município, em colaboração com o Estado, fornecer com prioridade o Ensino Fundamental gratuito para toda a população, incluindo os cidadãosque não tiveram acesso na idade adequada. A carga horária deve ser de 800 horas, distribuídas ao longo de 200 dias letivos.
OBJETIVOS: O ensino fundamental no Brasil começa no 1º ano e segue ao 9ºano e tem por finalidade a formação básica do cidadão. Essa etapa da educação básica deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno, por meio do domínio da leitura, escrita e do cálculo. Após...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legislação
  • legislação
  • legislacao
  • Legislação
  • Legislação
  • Legislação
  • legislação
  • Legislacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!