Legislação e normas Técnicas

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
*Segundo a Norma Brasileira NBR 9050 conhecida como Norma de Acessibilidade a Edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos responda:


1 – O que é uma norma NBR?
É a sigla de norma brasileira aprovada pela ABNT,de caráter voluntário e fundamentada no consenso da sociedade.Foi elaborada em conformidade com os procedimentos fixados para o sistema nacional de Metrologia eQualidade Industrial pela lei 5.966 de 16/12/1973.
N- norma
BR- brasileira

2 – Como é tratado o assunto da acessibilidade nesta Norma?
Esta Norma fixa os padrões e critérios que visam a propiciar às pessoas portadoras de deficiências condições adequadas e seguras de acessibilidade autônoma a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos. Atendendo aos preceitos de desenho universal,aplica-se tanto a novos projetos quanto a adequações de edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos, em caráter provisório ou permanente.
A abrangência desta Norma inclui as edificações:
- de uso público, mesmo que de propriedade privada, como, por exemplo, as destinadas à educação, saúde, cultura, culto, esporte, lazer, serviços, comércio, indústria, hospedagem, trabalho, reunião,etc.;
-de uso multifamiliar, nas áreas comuns de circulação.
No decorrer desta Norma são apresentadas situações que podem servir como exemplo de condição ideal e que devem ser consideradas em novos projetos ou adequações de edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbanos, em uso, respeitadas as devidas limitações. As soluções ou tecnologias alternativas que comprovadamente atendam aodefinido podem ser utilizadas em lugar dos exemplos dados.

3 – Comente 10 itens desta norma que você acha imprescindível nos prédios comerciais para a acessibilidade do cadeirante.
1-Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios decomunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;
2 – barreiras: qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança das pessoas, classificadas em:
a) barreiras arquitetônicas urbanísticas: as existentes nas vias públicas e nos espaços de uso público;
b) barreiras arquitetônicas na edificação: as existentesno interior dos edifícios públicos e privados;
c) barreiras arquitetônicas nos transportes: as existentes nos meios de transportes;
d) barreiras nas comunicações: qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou



impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa;
e) pessoa portadora de deficiência ou commobilidade reduzida: a que temporária ou permanentemente tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo.
3 – ajuda técnica: qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico.
4- O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma atorná-los acessíveis para as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
5- As vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existente, assim como as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos deverão ser adaptados, obedecendo-se ordem de prioridade que vise à maior eficiência das modificações, no sentido de promover mais ampla acessibilidade às pessoasportadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
6- O projeto e o traçado dos elementos de urbanização públicos e privados de uso comunitário, nestes compreendidos os itinerários e as passagens de pedestres, os percursos de entrada e de saída de veículos, as escadas e rampas, deverão observar os parâmetros estabelecidos pelas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legislação e normas técnicas
  • Legislação e Normas Técnicas
  • Legislação e Normas Técnicas
  • av2 legislação e normas tecnicas
  • legislação de normas tecnicas
  • Trabalho de legislação e normas técnicas
  • legislação e normas tecnicas
  • Legislação e Normas Tecnicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!