Legislação trabalhista, etica profissional e ciencias sociais e psicologicas do trabalho

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, ETICA PROFISSIONAL E CIENCIAS SOCIAIS E PSICOLOGICAS DO TRABALHO


Com o avanço da enfermagem, torna-se necessário um código de ética e o sancionamento de leis que norteiem o serviço da categoria, levando em consideração, em primeiro lugar, a necessidade e o direito de assistência de enfermagem à população, os interesses do profissional e de sua organização.De acordo com a Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem


A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnico, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços ao ser humano, no seu contexto e circunstância devida.

Baseado na afirmação acima percebemos que a enfermagem é composta de vários saberes, que são utilizados em benefício da sociedade em geral. A partir do momento em que o profissional de enfermagem toma conhecimento de sua lei, amplia-se a segurança em suas ações e a possibilidade de estar sempre exercendo suas atividades dentro daquilo que lhe cabe, evitando possíveis implicaçõeslegal posteriores.
Há uma profunda necessidade de cumprir as leis sancionadas tanto dando direitos, como deveres, poderes e limites às ações de enfermagem. 
Também é bom para o enfermeiro ter participação, ainda que indireta na elaboração dessas leis que venham a beneficiar a categoria de enfermagem, dando-lhe o devido respeito, elevando a categoria de Enfermagem perante a sociedade comouma profissão reconhecida e merecedora da confiança da população a qual ela serve.
Com o surgimento da ética profissional nasce a consciência individual e coletiva levando a um compromisso profissional e social pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexo nos campos políticos, técnicos e científicos.
A graduação de enfermagem prepara profissionais para atuaremem um mercado de trabalho que permite desenvolver competências segundo preceitos éticos e legais da profissão que preconiza a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 que regulamenta o exercício profissional de enfermagem e outras providências (BRASIL, 1986), devendo agir de forma a contribuir tanto para a valorização do profissional quanto para o reconhecimento e prestígio da Enfermagem.
Naatualidade, a Saúde do Trabalhador abrange a Saúde Pública, a qual tem como finalidade o estudo e intervenção nas relações entre o trabalho e a saúde, em busca de promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e da forma de organização e prestação da assistência a estes,compreendendo a integralidade entre os procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação no SUS.  Nessa concepção, constatamos que trabalhadores são todas as pessoas (homens e mulheres) que exercem atividades para manter o sustento próprio e/ou de seus dependentes, independentemente da forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formais ouinformais da economia. Em relação ao contexto apresentado vemos qual é o fator ideal que o enfermeiro do trabalho deve lutar para auxiliar o trabalhador: trabalho legalizado e de acordo interesse, habilidades e experiência do mesmo, pois trabalhando no que temos facilidade é maior a produtividade e diminui os riscos ocupacionais, pois se trabalha com atenção redobrada
A relação saúde - trabalho –doença é compreendida pela forma das ações do Homem mediante a natureza através do seu trabalho e grau de desenvolvimento das relações sociais de produção, fazendo com que suas ações ao meio ambiente sejam determinantes na vida do ser humano e dos animais. Por isso a necessidade de lutar pelas causas justas, como a valorização do trabalho e respeito à natureza, pois no processo saúde/doença ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legislação trabalhista, ética profissional e ciências sociais e psicologia do trabalho
  • Trabalho ética e legislação profissional
  • TRABALHO DE LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA
  • Trabalho de direito, legislação e etica profissional
  • Trabalho Legislação Social Trabalhista e Previdenciária
  • Trabalho de direito, legislação e ética profissional i e ii
  • Trabalho de direito, legislação e ética profissional i e ii
  • etica e legislação trabalhista e empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!