Legalização da Maconha

Páginas: 39 (9631 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO
A História da maconha é a historia de uma das drogas mais polêmicas do mundo. Fernando Gabeira em seu livro intitulado “A MACONHA” diz que falar sobre maconha é espalhar um rastro de discórdia. Há quem afirme que ela destrói o cérebro e conduz ao crime. Há quem como escritor Carl Sagan, a considere maravilhosa. Há os que duvidam os que ignoram os que pesquisam e chegam a resultadosfrontalmente antagônicos.
Nos primeiros meses de 2000, cientistas ingleses concluíram que maconha cura câncer, e cientista da Califórnia chegaram à conclusão que dá câncer.
Em 525 d.C., as autoridades resolveram fazer grandes fogueiras públicas da maconha no Cairo. Em 1999, autoridades brasileiras queimaram toneladas de maconha diante das Câmeras de TV. Isso da uma idéia de como é antiga aambivalência diante de uma planta: uns querendo destruí-la outros querendo cultivá-la.
Hoje a maconha está em debate em todo o mundo, países legalizando a droga antes ilícita. Assim, diante da fragilidade de uma sociedade envolta nas drogas, e o Brasil discute a legalização da maconha, com Projetos de Lei tramitando no Congresso Nacional, e esse tema gerando debate em todas as classes sócias.
Otermo “legalização” é, muitas vezes, utilizado com abrangências diferentes. Para alguns, significa a descriminalização da posse e do consumo de substâncias como a maconha, enquanto a comercialização e a distribuição continuam sendo consideradas ilegais. Para outros, significa uma ampla descriminalização das drogas, imaginando-se a posse, a venda e a distribuição legais, mas sob leis reguladoras efiscalizadoras sobre o comércio e a distribuição. Para outros ainda, poderia significar uma mais ampla descriminalização, sem qualquer lei reguladora sobre a posse e comércio das drogas.

1 APANHADO HISTORICO
1.1 HISTÓRICO GERAL
Enterrada num velho túmulo chinês, em forma de sementes na tanga dos escravos negros ou de tecidos no corpo de uma garota egípcia, a maconha aparece em toda parte. Não háestudos que comprovem a origem da maconha, a quem figa que ela surgiu há quem ache que surgiu há oito mil anos, já em uma reportagem da revista espanhola Cañamo, o autor garante que foi há 5 mil anos. Talvez não seja possível definir precisamente quando a maconha entrou na história da humanidade; mas pode-se acreditar que tenha surgido há muitos séculos, embora reconhecendo que em 3 mil anos deimprecisão fuma-se milhões de baseados.
A maconha não é originária do Brasil. Ela foi trazida ao país na época da colonização, pelos escravos, motivo o qual um dos seus adjetivos é fumo de Angola. Não demorou e o seu uso se popularizou entre negros e escravos e os índios também passaram a dela fazer uso.
A planta desempenhou importante papel social na época em que o Brasil convivia com aescravidão, uma vez que contribuiu para a afirmação de identidade das nações africanas. Foi emergente na selva amazônica, como planta utilizada em rituais religiosos, onde era denominada santa-maria. Também se fez presente em alguns grupos de lavradores maranhenses, os quais se reuniam e fumavam aos fins de tarde. Estes indicadores são o que pode levar o foco da discussão para uma época anterior aosanos 60 e fazer desse um tema que vai bem além dos interesses da classe média, como habitualmente se costuma tratar a maconha na maioria dos veículos de informações.
No inicio do século XX, a maconha já era vista com maus olhos, apesar de ainda ser de liberada. No Brasil era coisa de negro, de terreiro de candomblé, e em alguns partes do país era usada por agricultores após o trabalho.
Foiexatamente nesse período, início do século XX, que maconha começou a ser vista como um problema, pois sua imagem ficou marcada e associada aos pobres, negros e indígenas, que era pessoas que estavam à margem da sociedade. Nessa época o processo de urbanização foi muito grande, e a população imigrante começou a ser vista como fonte de problema sanitário.
Não é possível definir com precisão em qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legalização da Maconha
  • legalizaçao da maconha
  • legalização da maconha
  • Legalização da maconha
  • Legalizaçao da maconha
  • Legalização da maconha
  • LEGALIZAÇAO DA MACONHA
  • LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!