legalização da maconha no brasil

Páginas: 7 (1541 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
LEGALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL
Introdução
O tema sobre a legalização da maconha não é um assunto que apareceu da noite para o dia. Este assunto já vem há alguns anos ganhando destaque na mídia e se repercutindo em diversos países. Mas o assunto se tornou muito cotidiano no nosso país após a maconha ser legalizada no Uruguay. Por ainda ser um tabu no Brasil, muitos deixamde pesquisar afundo o porquê da legalização e os benefícios dela, pensando errôniamente que se trata de um assunto que priorizará os usuários. Muito pelo contrário, o principal objetivo da descriminalização da maconha é diminuir o tráfico e, consequentemente, enfraquecer o crime organizado.

Problema e questões de pesquisa
O verdadeiro questionamento da pesquisa é se a legalização seria amelhor maneira de acabar com tráfico e diminuir o poder finânceiro do crime organizado. Além disso, também existem diverssas pessoas conservadoras no país que encaram a maconha como droga muito nociva, pelo simples fato dela ser considerada ilícita, e que entendem que a erva seria porta de entrada para outras drogas. Esta pesquisa mostra a verdade por traz da droga e vai além, apontando comoverdadeiramente nociva outras duas drogas (tabaco e álcool), que além de lícitas, geram dependência química e causam mais mortes do que muitas substâncias proíbidas no país.

Os objetivos da pesquisa
Identificar a verdade sobre a maconha, pautando os benefícios da legalização e mostrando os pontos positivos de sua discriminalização.

A Legalização no Uruguay
A Cannabis Sativa, nome científico damaconha se tornou assunto muito comentado no Brasil e no mundo inteiro após um de nossos países vizinhos, o Uruguay ter aprovado a polêmica legislação que regula a produção, destribuição e venda da maconha no país. Se tornou o primeiro país do mundo a dar um passo neste sentido. Ao mesmo tempo que a América Latina tenta de várias formas resolver o problema do narcotráfico. Estima-se que só amaconha represente um volume anual de 75 milhões de dólares só no Uruguay, pais com pouco mais de 3,3 milhões de abitantes. No Brasil, este numero ultrapassa os 200 milhões de dólares. Dinheiro que acaba nas mãos de traficantes e miliciantes. Além da legalização, para não dar chances aos traficantes, o Uruguay irá vender a droga por um preço muito acessível: um dólar a grama. No Brasil o assunto aindaé um tabu e o governo não se mostrou ainda aberto a um debate sobre o assunto. Que a maconha é uma droga ilícita no Brasil todo mundo já sabe, mas ela não é tão nociva para as pessoas como os meios de comunicação e os conservadores costumam divulga-la.

Seria a maconha tão nociva assim ?
Por ser tratada como droga, muitos julgam a maconha sem saber os benefícios e os malefícios de tal erva.Muitas pessoas simplesmente não querem ter contato com aquilo que se estipulou como droga. A maioria não quer interagir com o que é considerado ilícito e acabam que negligênciando tais substâncias, enquanto o que as substâncias que são consideradas lícitas, na mente delas, possui uma carga nociva muito menos danosa para quem as consomem. Segundo o ranking mundial de drogas (desenvolvida naUniversidade de Bristol), que divide as drogas por seus danos para o usuário e a sociedade, a maconha está na décima primeira colocação, enquanto o álcool se encontra em quinto colocado. Além do álcool preceder a maconha no ranking a outra substância considerada lícita que a precede também é o tabaco. O álcool e o tabaco juntos causão em torno de quinhentas mil mortes por ano só nos Estados Unidos.Concluindo de forma científica que o álcool e cigarro (substâncias com plena licitude) são muito mais perigosos para nossa saúde e para sociedade do que a Cannabis. Nenhuma morte sequer foi registrada no ranking, sendo menos letal do que a cafeína e aspirinas.

Os benefícios da Cannabis na medicina e no mercado
Um dos argumentos que fundamentam a importância da legalização para a sociedade é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legalização da maconha no Brasil
  • Legalização da maconha no brasil
  • Legalização da Maconha
  • Legalização da Maconha
  • legalizaçao da maconha
  • legalização da maconha
  • Legalização da maconha
  • Legalizaçao da maconha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!