Leeia

2430 palavras 10 páginas
O termo ideologia aparece pela primeira vez na Fran- ça, após a Revolução Francesa (1789), no início do século XIX, em 1801, no livro de Destutt de Tracy, E/éments dldéologie (Elementos de Ideologia). Juntamente com o médico Cabanis, com De Gerando e Volney, Destutt de Tracy pretendia elaborar uma ciência da gênese das idéias, tratando-as como fenômenos naturais que exprimem a relação do corpo humano, enquanto organismo vivo, com o meio ambiente. Elabora uma teoria sobre as faculdades sensíveis, responsáveis pela formação de todas as nossas idéias: querer (vontade), julgar (razão), sentir (percepção) e recordar (memória).

Esse grupo de pensadores, conhecidos como os ideólogos franceses, era antiteológico, antimetafísico e antimonárquico. Ou seja, eram críticos a toda explicação sobre uma origem invisível e espiritual das idéias humanas e inimigos do poder absoluto dos reis. Eram materialistas, isto é, admitiam apenas causas naturais físicas (ou materiais) para as idéias e as ações humanas e só aceitavam conhecimentos científicos baseados na observação dos fatos e na experimentação. Pertenciam ao partido liberal e esperavam que o progresso das ciências experimentais, baseadas exclusiva­mente na observação, na análise e síntese dos dados observa­dos, pudesse levar a uma nova pedagogia e a uma nova moral.

Contra a educação religiosa e metafísica, que sempre esteve a serviço do poder político de um monarca, De Tracy propõe o ensino das ciências físicas e químicas para "formar um bom espírito", isto é, uma inteligência capaz de observar, decompor e recompor os fatos, sem perder-se em vazias especulações abstraías nem em explicações teológicas. A monarquia era vista por ele como maqui­nação entre o poder político e o poder religioso, uma vez que se dizia que o rei recebia o poder diretamente de Deus (um poder espiritual absoluto e invisível) e por isso podia exigir obediência total dos súditos, tendo o poder de vida e morte sobre eles. Cabanis pretende construir

Relacionados

  • Lista De Exercicios VETORES
    457 palavras | 2 páginas
  • ana ifet
    3573 palavras | 15 páginas
  • Nova Ortografia
    21006 palavras | 85 páginas
  • Livro
    189599 palavras | 759 páginas