Leed

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
Universidade Anhembi Morumbi
Disciplina: Ciências Ambientais
TEMA: Certificações nas Construções: sistemas LEED
Alunos:
Marina Alcalá RA: 20261773; Diógenes Souza Amaral RA: 20168531; André de Freitas Dias RA: 20156553; Bruno de Oliveira Frudeli RA: 20174135 e Patrick Santarém Cezar RA: 20243520
1- ARGUMENTO
O ser humano da idade das pedras vivia como nômade, e utilizavam o meioambiente sem altera-lo. Porém com o passar dos anos, com a evolução da agricultura e de técnicas construtivistas, o consumo dos recursos naturais sofreu uma mudança significativa.
Foi neste continuo crescimento do consumo de recurso que as sociedades se desenvolveram. Surgindo os primeiros relatos de problemas ambientais no sec. XVIII, porem foi na década de 70 que a questão ambiental começou a termaior destaque.
A construção civil é hoje um dos mais importantes setores da economia brasileira e seu crescimento traz consigo toda uma cadeia de empresas ligadas a produção de insumos e serviços. Consequentemente seu macrosetor é responsável por um grande consumo de materiais, emissão de gases, uso de energia e água. Sendo assim a potencialidade de práticas sustentáveis atingirem grandes escalas ese tornarem eficazes na construção civil.
Estes conceitos criaram práticas novas para os empreendimentos, gerando massa crítica na sociedade. As obras resultantes das mesmas ficam enraizadas de boas ações, tanto no decorrer da execução da obra, como após a entrega desta e o uso efetivo dos seus ocupantes. A ideia é que o empreendimento consuma tudo de forma sustentável.
Visando a ideia desustentabilidade, em janeiro de 1999 a instituição U.S. Green Building Council (USGBC), criou nos EUA a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para construção sustentável, que chegou ao Brasil a quase 5 anos, e hoje é considerado o principal selo para edificações no país.
2- CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS: CERTIFICAÇÃO LEED
Exemplificando o que é, uma certificação LEED reduz deimpactos buscando promover edifícios sustentáveis e lucrativos, bem como lugares saudáveis para se viver e trabalhar.
Em 2007 foi criado no Brasil o GBCB (Green Building Council Brasil), órgão não governamental vinculado ao USGBC que visa auxiliar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país.
O sistema LEED é baseado num programa de adesão voluntaria e visa avaliar odesempenho ambiental de um empreendimento. Leva em consideração o ciclo de vida e pode ser aplicado em qualquer tipo de empreendimento. O selo é uma confirmação de que os critérios de desempenho em termos de energia, água, redução de emissão de CO2, qualidade do interior dos ambientes, uso de recursos naturais e impactos ambientais foram atendidos satisfatoriamente.
A certificação acontece em níveis quequantificam o grau de proteção ambiental obtido no empreendimento. O método de avaliação acontece através da analise de documentos que indicam sua adequação aos itens obrigatórios e classificatórios. Através de um sistema de pontos que pode variar dependendo da categoria de certificação, são definidos os níveis de certificação. Há requisitos mínimos que devem ser atendidos ainda na fase deprojeto, determinando ou não a possibilidade do projeto ser certificado.
As pontuações variam de acordo com a categoria a ser atendida, a partir de um número mínimo de pontos a construção poderá ser certificada. Independente das diferentes categorias o LEED oferece quatro níveis de certificação. São eles: Certificação Básica (26 a 32 pontos), Prata (33 a 38 pontos), Ouro (39 a 51 pontos) e Platina (52 a69 pontos).
Para a obtenção da aprovação no sistema LEED um conjunto de critérios pré-determinados e áreas chaves deve ter comprimento obrigatório. Esses critérios estão dispostos na tabela a seguir.

Quadro 2 - Áreas chave e Critérios da Certificação LEED
Fonte: USGBC, 2012
As edificações interessadas em conquistar o selo LEED devem entrar com pedido de certificação na Plataforma LEED...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEED
  • Leed
  • Leed
  • LEED
  • LEED
  • LEED
  • Certificação LEED
  • AQUA E LEED

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!