Lean manufectoring

1761 palavras 8 páginas
3 Sistema de produção enxuta

Com a globalização da econimia e o surgimento rápido e continuo de novas tecnologias impõem-se as organizações a obtenção de um nível elevado na competitividade, qualidade e inovações, que lhe assegurem sobrevivência e crescimento constante diante dos seus concorrentes. Novas técnicas de gerenciamento surgiram com o desafio das organizações de busca a sobrevivência, aliando à competitividade e a agilidade tecnológica. Essas técnicas buscam manter as organizações no mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, através do desenvolvimento de sistemas administrativos eficientes ágeis e suficientemente fortes para esse novo ambiente.
O Lean Manufacturing, traduzido para o português como manufatura enxuta ou esbelta, surge como um modelo de gestão onde todos os membros da empresa são responsáveis pelo alcance dos objetivos estratégicos da empresa.
Desenvolvido no Japão pelo diretor da pela fábrica de automóveis Toyota, Taiichi Ohno, logo após a Segunda Guerra Mundial, o modelo de manufatura enxuta surge pela necessidade de se produzir mais, nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos impedindo de adotar o modelo de produção em massa. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
O sistema de produção em massa foi criado no do século XX desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford, predominando até a década de 90. O Objetivo era reduzir os custos unitários através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho, porem a produção em massa precisava operar com estoques e lotes de produção elevados, não havendo grandes preocupações com a qualidade do produto, funcionava em uma linha de produção na qual o funcionario não poderia interromper a linha, mesmo que houvesse algum reparo no produto, esses reparos seriam feitos no final por um setor especifico.
Já no Sistema Toyota de Produção, os lotes de produção

Relacionados

  • Lean manufectoring
    399 palavras | 2 páginas