Lean manufacturing -tsc

713 palavras 3 páginas
Curso: Engenharia da Qualidade
Alunos:

A produção em massa nasceu no início do séc. XIX através da implementação dos conceitos relativos a divisão do trabalho. O precursor desse sistema foi Eli Whitney, que trouxe o conceito de peça intercambiáveis.
Cada trabalhador dominava todas as etapa do processo de produção, no entanto, o processo era complexo e oneroso.
Até o final do século XIX a produção continuava artesanal. Como passar do tempo percebeu-se que era mais eficiente dividir a produção em etapas. Cada trabalhador passa a dominar uma tarefa específica, dessa forma observa-se maior eficiência e a redução dos custos da produção.
O sistema Lean ou manufatura enxuta foi aprimorado e hoje é conhecido como Sistema Toyota de produção, esse sistema possui foco na redução de desperdícios. Eliminando os desperdícios a qualidade melhora e o tempo de produção diminui.
Nos projetos Lean, os grupos de trabalhos são orientados pelos 7 desperdícios clássicos abaixo referidos: 







Esperas.
Transporte excessivo.
Processos inadequados.
Produção enxuta.
Estoque em processos.
Movimentação desnecessária.
Defeitos.

Com sistema Lean, Adidas evita a construção de 18 novos centros de distribuição
Há cerca de três anos, um estudo recomendou à Adidas que a empresa deveria criar, na Europa, pelo menos 18 novos "centros de distribuição", para assim conseguir distribuir, com eficiência, as encomendas na Europa, África e Oriente Médio.
"Nosso maior ganho foi, justamente, decidir, naquela época, pela implementação do Sistema
Lean. Pois foi exatamente isso que fez com que não precisássemos abrir os 18 novos centros de distribuição, para conseguirmos processar com eficiência as encomenda”, afirmou o diretor de logística da adidas.

O diretor explica que foi há cerca de três anos que o Sistema Lean começou a ser aplicado em toda a cadeia de logística do centro europeu de distribuição da Adidas, com o objetivo de
"conseguir atender o

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas