Lean manufacting

1203 palavras 5 páginas
Metodologia e os 7 Passos de Implementação:

7 Passos Para a Implementação Takt
Acreditar na Mudança: quebrar os paradigmas da empresa e colaboradores do chão de fábrica à presidência. Ensina-los a enxergar o desperdício. Buscar soluções são simples, evitar investimentos em máquinas caras e automação.
Estratégia de Fluxo de Valor – O Projeto: definir metas, fazer um mapeamento da situação atual e desenhar um estado futuro sem desperdício. Traçar a estratégia, definir cronogramas e semanas kaizen. Calcular o retorno, obter os recursos necessários. Definir a equipe de participação full time e as frentes de trabalho.
Gerir a Mudança: fazer a divulgação do projeto, esclarecer as dúvidas de todos que serão afetados na mudança. Obter patrocínio das lideranças e alta gerência. Tranquilizar os funcionários, explicar que ninguém perderá o emprego. Convencer todos sobre a nova filosofia de produção. Amenizar a resistência à mudança.
Treinar os Treinadores: mostrar as melhores práticas que estão sendo aplicadas ao redor do mundo. Fazer um benchmark com muitas fotos, vídeos e casos de estudo. Treinar os multiplicadores na teoria e na prática, no gemba. Utilizar o gemba e jogos de simulação. “Easy training, hard combat. Hard training, easy combat.”
Conhecer o Gemba: gemba é o local onde as coisas acontecem. Antes de fazer qualquer mudança é preciso passar horas e horas analisando o chão de fábrica, entendendo de perto como os problemas e desperdícios são causados. Conversar com os operadores, envolver as pessoas que exercem a função ou que trabalham no processo fornecedor ou no processo cliente.
Fazer a Melhoria Acontecer! Simular a solução utilizando madeira e papelão. Ensaiar, filmar, tirar tempos. Fazer os ajustes necessários. Escrever os padrões de trabalho. Treinar os demais operadores. Melhorar o standard ainda mais. Fazer PDCA.
Replicar e Expandir: desenvolver as pessoas para que elas sejam capazes de replicar e continuar melhorando. Abrir uma nova frente de

Relacionados

  • Implementaçao
    27423 palavras | 110 páginas